Home » Cultura » Exposições* » Exposição “caída libre” no CaixaForum Barcelona
Exposição "caída libre" no CaixaForum Barcelona

Exposição “caída libre” no CaixaForum Barcelona

A Fundação ”la Caixa”, dá início a um ciclo de três exposições no âmbito do Programa Apoio à Criação.

A exposição “En caída libre”, a primeira do ciclo, é apresentada hoje no CaixaForum Barcelona, pela diretora do Departamento de Exposições da Fundação ”la Caixa”, Isabel Salgado, e pelo curador João Laia.

Durante toda a temporada de 2019-2020, a Sala 2 do CaixaForum Barcelona estará destinada à exibição das três propostas selecionadas neste programa, a cargo de curadores emergentes, que chega agora à sua quarta edição. O programa oferece a jovens profissionais a oportunidade de realizar um comissariado a partir das coleções da Fundação ”la caixa” e do MACBA, com a ajuda de profissionais da entidade e tutores externos. É uma oportunidade para que os curadores emergentes ofereçam leituras inovadoras sobre esses fundos de arte.

Ter ampliado o alcance a Portugal foi a novidade desta quarta convocatória. O curador da primeira exposição é precisamente o vencedor português, João Laia. Os restantes curadores selecionados para esta temporada são Diana Guijaro, com a exposição Dónde estamos, dónde podríamos estar, com inauguração em março de 2020, e a equipa formada por Beatriz e Francesco Giavera, com So lazy. Elogio del derroche, que abrirá ao público em julho de 2020.

Recentemente, a Fundação ”la Caixa” reforçou esta iniciativa alargando o apoio à criação contemporânea e desdobrando a convocatória através de uma linha de apoio à produção de obras de arte. Esta nova convocatória, de carácter bienal, dirige-se a todos os artistas interessados em produzir uma obra de arte. A ajuda centra-se em facilitar os recursos necessários para que a obra se concretize, com especial atenção aos artistas com menos de trinta anos.

Com esta dupla convocatória, a Fundação ”la Caixa” dá continuidade à sua longa trajetória de compromisso com novos talentos no âmbito da cultura em geral, e das artes visuais em particular.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.