Home » Municipios » Exposição Do Mar à Serra, Somos o que Fomos em Castro Marim
Exposição Do Mar à Serra, Somos o que Fomos em Castro Marim

Exposição Do Mar à Serra, Somos o que Fomos em Castro Marim

A Casa do Sal, em Castro Marim, inaugura a 10 de maio, pelas 18h00, a exposição “Do Mar à Serra, Somos o que Fomos”, que vai estar patente ao público até ao final do mês de agosto.

“Do Mar à Serra, Somos o que Fomos”, é uma exposição de etnografia que enfoca na cultura regional, destacando os costumes algarvios nas primeiras décadas do século XX, e na cultura local, protagonizando algumas emblemáticas personagens, tradições e hábitos que fazem parte da memória dos castromarinenses.

Os artefactos desta exposição são manifestações materiais das atividades das gentes algarvias. Nela podemos encontrar antigos mesteres, como o aguadeiro, o cabreiro ou a salineira, num revivalismo de práticas que o tempo quase apagou, mas também com o objetivo de valorizar e preservar a identidade cultural junto do público mais jovem.

“Somos hoje a soma das nossas vivências, dos nossos pais e todos os outros antepassados, que marcaram o nosso espaço, a nossa vida, e a nossa cultura, tanto quanto a nossa genética”, diz sobre a exposição a vice-presidente e vereadora da cultura, Filomena Sintra.

Pretende-se, ao longo da exposição, desenvolver um conjunto de manifestações etnográficas e artísticas, versadas em cada uma das profissões. Far-se-á uma reflexão conjunta sobre o artesanato e as artes ancestrais, entre artesãos, promotores turísticos e designers. Pela Casa do Sal vão então passar várias expressões artísticas, desde folclore, teatro, artesanato, estátuas vivas. Em permanência, está recriada uma taberna típica onde se poderá simplesmente estar ou conhecer e entreter-se com jogos de “outros tempos”.

A exposição “Do Mar à Serra, Somos o que Fomos”, é uma iniciativa promovida pelo Município de Castro Marim, em estreita parceria com o Museu do Traje de São Brás de Alportel e com o Museu Regional de Faro e foi confianciada pelo Programa Interreg Espanha-Portugal 2014-2020, apoiado pela União Europeia, cofinanciada a 75% pelo FEDER, projeto 0131_FOURTOURS_5_E. Contou ainda com a colaboração da Associação Cultural Amendoeiras em Flor, Associação Cultural Mito Algarvio, Banda Musical Castromarinense, Casa do Povo do Azinhal, Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, Associação A Moira e Câmara Municipal de Alcoutim.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.