Home » Ciência & Tecno » Tecnologia » Famalicão no mapa das Smart Cities em parceria com a NOS
Famalicão no mapa das Smart Cities em parceria com a NOS

Famalicão no mapa das Smart Cities em parceria com a NOS

Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a NOS, celebraram uma parceria de cooperação que visa afirmar o município no mapa das Smart Cities, potenciando a sustentabilidade energética e ambiental, bem como a inovação urbana de infraestruturas, serviços e recursos da autarquia.

O contrato de parceria, formalizado hoje com as assinaturas do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha e do administrador da NOS, Manuel Ramalho Eanes, estabelece o compromisso de partilha de informação e de conhecimento, bem como a implementação de iniciativas conjuntas para agilizar a aplicação de soluções tecnológicas no âmbito da inteligência urbana, otimizando a qualidade de vida dos cidadãos que nela residem ou trabalham.

Através da parceria, a NOS fornecerá ao Município de Vila Nova de Famalicão uma solução global e integrada assente numa Plataforma de Inteligência Urbana que se materializará num centro de comando e controlo, totalmente equipado pela operadora, na instalação e ativação de uma plataforma open source para a gestão urbana integrada e na interligação ao Data Center NOS.

Num primeiro momento, o serviço a implementar prevê a disponibilização de uma solução de Gestão de Ocorrências que, integrado na Plataforma de Gestão Centralizada, permitirá aos serviços da autarquia terem conhecimento detalhado sobre todos os locais e natureza específicos de ocorrências reportadas por funcionários e munícipes em tempo real, permitindo uma rápida intervenção e resolução do problema. Esta solução permite não só uma maior racionalização dos recursos humanos e físicos, mas também a maximização da eficiência operacional dos serviços municipais.

A cooperação entre a operadora e a autarquia possibilitará alavancar a inovação tecnológica dos serviços municipais, nomeadamente nas áreas da mobilidade, colaboração, eficiência energética e processos, tornando a cidade mais eficiente, próxima dos cidadãos e das suas necessidades, ao mesmo tempo que contribui para um projeto consolidado de desenvolvimento local.

Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, refere “O caminho da modernização de serviços através da otimização tecnológica que as plataformas colaborativas de inteligência urbana possibilitam é hoje incontornável. Com projetos já implementados com sucesso nos municípios de Oeiras e Lagoa, com esta nova parceria com o município de Vila Nova de Famalicão, pretendemos dar continuidade à nossa missão de expansão da rede de Smart Cities em todo o país, aliando a robustez e convergência das nossas soluções à ambição das autarquias de agilizar o relacionamento com os cidadãos, melhorando a prestação dos seus serviços e a sustentabilidade dos seus recursos”.

Por seu lado, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, menciona “Tudo o que pudermos fazer para melhorar a eficiência da nossa gestão, permitindo intervenções mais rápidas e eficazes no espaço público é, para nós, um objetivo superior a prosseguir e a utilização das novas tecnologias pode ser uma grande alavanca para a melhoria dos nossos serviços e das nossas respostas ao cidadão”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.