Home » Municipios » Feira Concurso ARTE DOCE. LAGOS E O MAR
Feira Concurso ARTE DOCE. LAGOS E O MAR

Feira Concurso ARTE DOCE. LAGOS E O MAR

Lagos transforma-se na capital artística da doçaria algarvia, com a realização da Feira Concurso ARTE DOCE. LAGOS E O MAR – TERRA de DESCOBERTAS, o tema escolhido para esta XXXI edição. DIOGO PIÇARRA, GISELA JOÃO e NELSON FREITAS animam um certame.

Lagos manteve, desde sempre, uma forte ligação ao mar, com grande relevância nos séculos XV e XVI, pois foi aqui que o Infante D. Henrique armou as caravelas que alcançaram a costa de África, dando início à epopeia dos Descobrimentos Portugueses, e de onde partiu Gil Eanes, o navegador natural de Lagos que ousou desafiar os medos e demonstrou que o Mundo não acabava no Cabo Bojador e que o mar não era povoado por monstros marinhos, como rezavam as lendas.
Atualmente, essa ligação ao Mar continua muito presente. Lagos é uma das cidades algarvias mais procuradas pelas suas praias de areia dourada e águas cristalinas, pela beleza paisagística da sua baía e pelo seu legado arquitetónico. Hoje Lagos não representa apenas o arranque dos Descobrimentos Portugueses, mas é também Terra de Descobertas, em que todos os dias surgem novas oportunidades de descobrir e experienciar algo único e autêntico.

A viagem que propomos tem o mar no horizonte e é ponto de partida para esta verdadeira odisseia de descobertas, numa cidade única e inesquecível. No último fim-de-semana de julho (dias 27, 28 e 29), à doçaria tradicional, confecionada sobretudo à base de amêndoa e figo, juntam-se os produtos regionais e o artesanato. As habituais tasquinhas com os tradicionais petiscos algarvios e a animação musical estarão igualmente em destaque. O tema obrigatório escolhido para esta edição – LAGOS E O MAR – TERRA DE DESCOBERTAS – permitirá às doceiras participantes pôr a imaginação à prova para o Concurso Arte Doce, que visa apelar à criatividade e sentido estético das doceiras, valorizando as características do doce tradicional que tem na componente visual um dos seus maiores atrativos.

O programa da Feira Concurso ARTE DOCE volta a apostar em grandes artistas nacionais sobejamente conhecidos, e para todos os gostos, como DIOGO PIÇARRA, GISELA JOÃO e NELSON FREITAS.
A 31ª edição da ARTE DOCE, cuja entrada é gratuita, decorre novamente o Complexo Desportivo Municipal e é organizada pela Câmara Municipal de Lagos, contando com os apoios das Juntas de Freguesia do município, da empresa municipal LAGOS-EM-FORMA e de alguns restaurantes do concelho.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.