Home » Sociedade » Iniciativas » Festa da Saúde nos Jardins de Belém em Lisboa
Festa da Saúde nos Jardins de Belém em Lisboa
Festa da Saúde nos Jardins de Belém em Lisboa

Festa da Saúde nos Jardins de Belém em Lisboa

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), organiza a “Festa da Saúde” nos Jardins de Belém, uma iniciativa com entrada livre, que convida o público em geral, a participar entre as 10h00 e as 19h00 de 8 e 9 de julho.

“Este é um evento para o público em geral, para que todos possam saber mais sobre como se pode viver melhor e com saúde”, refere Luís Campos, presidente da SPMI. “Porque só uma população informada pode fazer as melhores escolhas”, acrescenta.

A carga de doenças crónicas cresce à medida que aumenta a esperança de vida dos portugueses, atingindo mais de metade da população em geral e os idosos em particular. Os portugueses apenas têm cerca de seis anos de vida saudável depois dos 65 anos, um terço dos anos que têm os idosos na Suécia, sendo o terceiro país europeu com menor número de anos de vida

A evidência mostra que muitas destas doenças são preveníveis: 80% dos casos de doença coronária, de acidentes vasculares cerebrais, de diabetes do adulto e 40% dos casos de cancro poderiam ser evitados pela correção dos hábitos alimentares, pelo exercício físico e pelo abandono do tabaco, segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde.

Assim, a “Festa da Saúde” pretende ser um espaço de informação e de motivação à adoção de hábitos de vida saudável com melhor alimentação, mais exercício e melhor controlo da saúde. É grande a oferta de atividades ao ar livre: o remo, a vela são uma opção, aulas de zumba ou ioga, jogos tradicionais, caminhada e outras.

Mas há mais. Os Espaços de Rastreio e Informação ao Público vão dar possibilidade a quem passar por Belém de conhecer um pouco mais sobre a saúde, com rastreios visuais, à diabetes, ao colesterol, entre muitos outros.

No sábado, faz ainda parte ainda do programa um show cooking de comida saudável, cortesia do chef Fábio Bernardino, e durante os dois dias do fim-de-semana vai também dar-se voz aos especialistas, que vão falar sobre a forma como a cidade pode promover a saúde, sobre a importância dos estilos de vida saudáveis, como mudar os comportamentos de risco ou gerir melhor a saúde. o domingo para terminar da melhor forma teremos o Concerto pela Saúde, com a participação do Trio Edu Miranda.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.