Home » Sociedade » Notícia* » Festas da Senhora d’Agonia em Viana do Castelo
Senhora da Agonia - Viana do Castelo | img: VianaFetas

Festas da Senhora d’Agonia em Viana do Castelo

As Festas da Senhora d’Agonia que decorrem de 20 a 23 de agosto em Viana do Castelo, voltam a dar destaque às tradições laicas e religiosas do concelho e da cidade, com uma vastíssima programação, que inclui não só os tradicionais desfiles e cortejos, como inúmeros eventos, concertos e espetáculos.

As festas da Senhora d’Agonia, crescem de ano apara ano, numa combinação da devoção, história e riqueza etnográfica, as bases da afirmação daquela que é considerada a Romaria das Romarias, que leva nesses dias à cidade de Viana, um número muito próximo do milhão de visitantes.

” A devoção à Senhora d’Agonia ocorre a partir de 1751 com a entrada da imagem, na Capela do Bom Jesus. E logo em 1783 a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu faculdade e licença para todos os anos se celebrar nesta Capela no dia 20 de Agosto uma Missa Solene. Data que a Cidade de Viana elegeu como Feriado Municipal.

Em 1861 a Romaria extravasa já a Festa Religiosa. É o arraial com todas as suas motivações lúdicas – os descantes ao som das violas, as esturdias e as danças.

Em 1862, o concurso do povo era tal que se calculava já em mais de 50.000 pessoas que contemplam o fogo-de-artifício da dupla José Castro e Manuel Silva.

Em 1871 anexa-se ao programa das Festas a tourada. Em 1906 nasce a Festa do Traje e em 1908 a 1ª Parada Agrícola, o cortejo etnográfico. A Romaria sai do âmbito acanhado do Campo d’Agonia. Invade a Cidade. São as Festas de Agosto, a Romaria das Romarias de Portugal. Cartaz, símbolo de uma região, veículo indelével da cultura, de uma longa História em que o fenómeno do sagrado e do imaginário caminham lado a lado. Francisco Sampaio”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.