Home » Cultura » Geral » Festival de Flamenco no Centro Cultural de Lagos
Festival de Flamenco no Centro Cultural de Lagos

Festival de Flamenco no Centro Cultural de Lagos

A 17ª Edição do Festival de Flamenco de Lagos, o mais antigo que se realiza em Portugal, volta ao Centro Cultural da Cidade a 13, 14 e 15 de Setembro.

Segunda as entidades organizadoras, a Ibérica Eventos e o Município de Lagos, nesta edição do Festival, houve um cuidado especial na diversificação dos 3 espetáculos programados. Cada espetáculo é diametralmente oposto, para que o público entenda as diferentes linguagens atuais deste género de música e dança, elevado a Património Imaterial da Humanidade em 2010 pela UNESCO.

Na abertura do 17º Festival Flamenco de Lagos, vai acontecer o flamenco mais tradicional desprovido de “aditivos”, a cargo do Cuadro Flamenco Gonzalo Quintero. Este bailaor sevilhano é dotado de um enorme virtuosismo a nível técnico, que se destaca pela sua “jondura” (profundidade) na interpretação do baile.

No dia seguinte, é a vez do “nuevo flamenco” marcar presença com um extraordinário espetáculo de piano flamenco jazz, levado a cabo pelo grupo de Chiqui Cienfuegos. O repertório a apresentar está composto por bulerías, soleares, tangos, tanguillos, rumbas… com uma sonoridade muito pessoal. Em direto com muitos matizes: elegante, com força, íntimo… e com espaços para a improvisação, mas tendo sempre como ponto de partida o flamenco.

O Festival Flamenco de Lagos encerrará com o Cuadro Flamenco Mirabras. Este projeto originário da província de Cádiz, liderado pelo guitarrista Niño Manuel, fusiona magistralmente o flamenco puro com a inclusão de flautas que dão uma maior frescura ao repertório. As três formas de ver e sentir o flamenco: o cante, o toque e o baile, fundem-se e tornam-se espectáculo; espectáculo de vanguarda, fantasia e ilusão flamenca.

Os bilhetes estarão à venda a partir de 4 de setembro no Centro Cultural de Lagos.

Dia 13 setembro

GONZALO QUINTERO – Cuadro Flamenco
Al baile: Gonzalo Quintero
Al baile: Rocio Alcaide
Al cante: Jesus Flores
Al cante: Tremendo Hijo
Al toque (Guitarra): Ramón Amador

Dia 14 setembro

CHIQUI CIENFUEGOS – piano flamenco jazz
Piano: Chiqui Cienfuegos
Baixo: Manuel Sierra
Bateria: Antonio Montiel
Al cante: Inma “La Carbonera”
Al baile: Ana Salazar

Dia 15 setembro

CUADRO FLAMENCO MIRABRAS
Al baile: Raquel Villegas
Al baile: José Carlos Marchante
Al cante: Ana Gomez
Flautas: Diego Villegas
Al toque (Guitarra): Niño Manuel

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.