Home » Sítios & Viagens » Viagens » Festival do Atum Almadrava no Eco hotel Vila Galé Albacora
Festival do Atum Almadrava no Eco hotel Vila Galé Albacora
Festival do Atum Almadrava no Eco hotel Vila Galé Albacora

Festival do Atum Almadrava no Eco hotel Vila Galé Albacora

O Eco hotel Vila Galé Albacora, em Tavira, no Algarve, organiza de 21 a 23 de abril a 4ª edição do Festival do Atum “Almadrava”, iniciativa que mantém viva a história desta unidade hoteleira, instalada no antigo e reabilitado Arraial Ferreira Neto.

O programa inclui no sábado, uma visita guiada por um antigo morador, que contará estórias dos tempos em que a pesca do atum era o único sustento das famílias que habitavam neste local.

Outro ponto alto da programação será a demonstração da desmancha do atum, ou ‘arte de ronquear’, em parceria com a Confraria do Atum de Vila Real de Santo António. De destacar também o workshop de gastronomia dedicado ao tema.

A exposição do fotógrafo Paulo Viegas, apresenta o espólio fotográfico da Companhia de Pescarias do Algarve, visitas ao núcleo museológico dedicado à pesca do atum existente no hotel e a exibição do filme “Almadrava” são outras das atrações do festival.

Durante todo o fim-de-semana, esta iniciativa contará ainda com diferentes momentos gastronómicos dedicados ao atum e aos sabores do mar. Por exemplo, sábado decorre o jantar buffet Almadrava (25€ por pessoa, com bebidas incluídas) e no domingo, o almoço integra uma mostra gastronómica dedicada aos pratos típicos da região (19€ por pessoa, com bebidas incluídas).

A história do antigo Arraial Ferreira Neto

Em pleno Parque Natural da Ria Formosa, o Eco hotel Vila Galé Albacora ocupa o antigo Arraial Ferreira Neto, um testemunho arquitetónico da organização social e da forma de vida dos pescadores e das suas famílias, quando a Almadrava – a armação para capturar o atum – ainda era utilizada.

Era nesta aldeia de linhas rústicas, inaugurada na década de 40, que as ‘gentes do mar’ habitavam entre março e setembro, durante a faina da pesca do atum.

Nesses tempos, o arraial chegou a albergar mais de 400 pessoas. Além das suas humildes casas, tinham ali as suas oficinas de restauro, armazéns, depósito de víveres e zonas de lazer. No complexo, classificado como imóvel de interesse público, não faltavam escola primária e capela – ainda existentes -, posto médico, barbearia ou padaria.

O Arraial Ferreira Neto funcionou até ao início da década de 70. A última grande campanha de pesca do atum foi testemunhada pelo realizador Hélder Mendes e eternizada no documentário “Almadrava”.

Só no ano 2000, o espaço voltou a ter vida, quando a sua estrutura foi adaptada a hotel, mantendo a ligação à sua história. Os armazéns deram lugar a quartos, a escola passou a ser um clube para crianças, a capela foi restaurada e preparada para receber eventos e a padaria foi transformada num núcleo museológico gratuito e aberto ao público.

É aqui que se pode observar uma maquete ilustrando a grande obra de engenharia que era a almadrava, bem como documentos centenários da Companhia de Pescarias do Algarve. E ainda um vídeo que mostra o processo de captura do atum.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.