Home » Gastro & Vinhos » Eventos Gastronómicos » Festival Gastronómico do Concelho de Alcoutim 2016
Festival Gastronómico do Concelho de Alcoutim 2016
Festival Gastronómico do Concelho de Alcoutim 2016

Festival Gastronómico do Concelho de Alcoutim 2016

Festival Gastronómico do Concelho de Alcoutim 2016

Festival Gastronómico do Concelho de Alcoutim 2016

O III Festival Gastronómico do Concelho de Alcoutim “Sabores da Serra ao Rio”, arranca no próximo fim de semana nos restaurantes do Concelho, com um convite aos visitantes para descobrirem os aromas e sabores alcoutenejos de Outono.

A Câmara Municipal quer surpreender os visitantes não só pela qualidade dos sabores ímpares da gastronomia local, mas também pelo património natural, histórico e cultural do município.

A gastronomia alcouteneja é rica e diversificada, mas simples, com as bases na famosa Dieta Mediterrânica, tendo a proximidade do rio Guadiana, a riqueza cinegética e a agricultura, praticadas no concelho de Alcoutim refletidas na sua gastronomia.

Dependendo da época do ano a gastronomia local varia, com propostas como, os cozidos à montanheiro ou de grão, ou jantares de grão ou de feijão, açordas, ensopados, migas ou pratos tão simples como os arjamolhos, as sopas de tomate ou os gaspachos.

Os pratos de caça são distintos e muito apreciados; lebre, javali, o coelho, a perdiz, entre outros, são protagonistas da boa mesa alcouteneja durante a época de Outono e Inverno.

Nas zonas mais próximas do rio Guadiana, o peixe também é servido, nomeadamente a lampreia, a enguia frita ou em ensopado, o barbo e o muge em caldeiradas e as ovas de saboga fritas ou em salada.

A elaboração dos pratos é normalmente complementada com produtos da horta e ervas aromáticas como orégãos, poejos, coentros, salsa, hortelã. Grãos, feijões, favas e ervilhas são igualmente muito utilizados.

Os doces são reis em Alcoutim, com bolos de massa de pão, de alfarroba, de figo, de laranja, de amêndoa, os nógados, filhós, folares e azevias, entre outros.

A complementar a oferta de produtos disponíveis da região destacam-se as aguardentes de figo e de medronho, o figo-da-índia e o mel.

Como reconhecimento da potencialidade da sua gastronomia o município de Alcoutim esta a promover o processo de certificação “Portugal Tradicional” referente ao “Nogado e Filhoses de Alcoutim” pretendendo incrementar a competitividade deste território, através da valorização dos seus recursos endógenos.

Por mais um ano, o Festival “Sabores da Serra ao Rio” – Sabores de Outono estará em destaque na IX Feira da Perdiz, em Martim Longo, no dia 12 de novembro, onde será apresentado pelas 18h00 o prato do “Festival Sabores da Serra ao Rio, Sabores de Outono”, a cargo da Chefe de Cozinha Milene Nobre, seguido do lançamento do livro “Modernidade e Tradição” do Chefe Vítor Ramos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.