Home » Saúde » Figuras públicas apoiam campanha contra o linfoma

Figuras públicas apoiam campanha contra o linfoma

São várias as figuras públicas do mundo artístico que participam no desafio da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) para apadrinharem a campanha nacional de sensibilização contra o linfoma, numa ação que será lançada a 15 de Setembro, data em que se assinala o Dia Internacional contra o Linfoma.

Luís Represas, Marco Paulo, Maria Ana Bobone, Pedro Ribeiro, Rui Veloso e Vasco Palmeirim são os nomes que se associam à iniciativa “Bolas de Sabão pelo Linfoma”, com o apoio da Roche e a colaboração da Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma (ADL) e da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL).

Num vídeo a divulgar na página de Facebook da APCL, os padrinhos convidam os portugueses a fazer bolas de sabão pelo linfoma e a partilhar vídeos e fotografias na página de Facebook da APCL (Facebook.com/AssociacaoPortuguesaContraLeucemia).

A mensagem de sensibilização será também levada às ruas de Lisboa por um grupo de voluntários que, no dia 15 de Setembro, percorrerá a cidade num autocarro, distribuindo folhetos informativos sobre a doença e oferecendo frascos de bolas de sabão à população.

O público também é convidado a associar-se à iniciativa, cobrindo o céu com bolas de sabão, como forma de sensibilização e alerta para o linfoma.

O que é um linfoma?

O linfoma é um tumor maligno que resulta do crescimento anormal de células do sistema linfático e é considerado umas das 10 principais causas de morte por cancro na Europa.

Os sintomas do linfoma são pouco específicos, porque são comuns a um grande número de doenças, o que dificulta o diagnóstico inicial. O sintoma mais frequente é o aparecimento de um gânglio linfático aumentado de tamanho, que não causa dor e pode estar localizado no pescoço, axilas ou virilhas. Outros sintomas que podem surgir são: suores intensos durante a noite, febre sem explicação, cansaço extremo e perda de peso inexplicável. Por vezes não existem quaisquer sintomas e o linfoma é descoberto de forma acidental durante um exame médico de rotina.

Quando há suspeita de linfoma os doentes são encaminhados para um hospital para serem observados e orientados por uma equipa de especialistas. Para o diagnóstico é necessário realizar uma biopsia (amostra de tecido) de um gânglio linfático aumentado de tamanho. Mais informações em www.linfoma.com.pt e www.infocancro.com.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.