Home » Cultura » Exposições* » Flâneur – Novas Narrativas Urbanas em Lisboa

Flâneur – Novas Narrativas Urbanas em Lisboa

O Flâneur, Novas Narrativas Urbanas, chega a Lisboa, depois do sucesso das conferências no S. Luiz em Maio passado e das exposições em Mansfield, na London Photo e na Trienal de Hamburgo.

De 11 de Setembro a 5 de Outubro, o Largo do Intendente vai receber um dos mais interessantes projectos de arte no espaço público que tem por base a fotografia contemporânea, o território urbano e o trabalho em rede a nível internacional.

Partindo do conceito desenvolvido por Baudelaire, a ideia central do projecto é refletir criativamente sobre as dinâmicas urbanas da sociedade Europeia nos dias de hoje tendo como referência as vanguardas surgidas na viragem do século passado. O resultado apresenta-se expostos em instalações “site specific” numa lógica de intervenção e dinamização do espaço público, trazendo para as ruas e praças das cidades, de forma totalmente gratuita, o trabalho de artistas geralmente destinados aos museus e galerias.

Para o “Flâneur em Lisboa” foram convidados a trabalhar em residência artística os fotógrafos Augusto Brázio (Portugal) e Martina Cleary (Irlanda) que irão apresentar, no Largo do Intendente, os trabalhos “Bang!” e “At Night We Dreamed of Tall Ships”.

O sistema expositivo, criado e utilizado no projecto “Entre Margens”, caracterizado por uma forte componente teatral e concebido como uma estrutura cenográfica que convida o público a “subir ao palco”, dessa forma integrando o espaço expositivo, vai tornar a experiência destes trabalhos ainda mais marcante.

Durante cerca de um mês de Flâneur na capital, estão previstas diversas actividades paralelas:

De 11 Set. a 5 Out. | Mercado do Forno do Tijolo
– “Cidades Partilhadas” – mostra das vinte melhores obras apresentadas ao Prémio Europeu de Espaço Público Urbano 2014 organizado pelo CCCB (Barcelona) em colaboração com a Architecture Foundation (Londres), o Museum of Finnish Architecture (Helsínquia), o Museum of Architecture and Design (Liubliana) e o Museum of German Architecture (Frankfurt).

7, 8 e 11 de Setembro
Atelier de Fotografia Arroiar, orientado por Eduardo Novo Amaro da Silveira destinado ao público em geral que quiser vestir a pele de flâneur.

7 a 11 Set.
Masterclass Percursos dada por Alexandre Almeida e por Nelson d’Aires destinada a fotógrafos emergentes (limite 10 alunos).

11, 12 ,13, 19, 20, 26 e 27 Set. | Bairro do Intendente
Blindwalks – deambulação performativa que tem por base a ideia de andar, acompanhado por um guia, por um bairro da cidade, com os olhos vendados, enquanto se fotografa o trajecto realizado.

Promovido pela Procur.arte – Associação Cultural, o Projecto Flanêur conta com o apoio da Unesco – International Fund for the Promotion of Culture (IFPC) e da Creative Europe – Larger scale cooperation projects’ EACEA, e integra 14 entidades parceiras de 10 países europeus (Portugal, Alemanha, Itália, Reino Unido, Irlanda, Lituânia, França, Espanha, Polónia, Letónia).

[Contacto para inscrições: comunicacao@procurarte.org]

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.