Home » Cultura » Livros » Florbela Teixeira apresenta livro em Palmela

Florbela Teixeira apresenta livro em Palmela

Rosália-A-menina-exposta-da-roda

“Rosália – A menina exposta da roda”, o livro de Florbela Teixeira, é apresentado pela autora a 23 de novembro, às 16h00, na Biblioteca Municipal de Palmela. A apresentação é organizada pela Câmara Municipal de Palmela e estará a cargo da Professora Ana Guida Gouveia.

Neste romance, Florbela Teixeira narra a história de vida de uma jovem, nascida em parte incerta a 20 de abril de 1802, criada na Casa do Adro pelo padre e pela criada, que anseia descobrir as suas origens.

A protagonista, levada pelas memórias que encerra a sete chaves no seu coração, parte numa viagem atribulada ao encontro do passado. Na sacristia da Igreja de S. Salvador do Unhão, consulta, com avidez, os livros paroquiais de registo de batismo. Aguarda-a uma terrível e confrangedora surpresa. “Rosália, exposta da roda!”, um murmúrio constante e abrasador que lhe domina o pensamento e aflige o coração. O Portugal oitocentista é o palco e o ambiente económico, social, cultural e político da história de Rosália e do padre Amorim.

Natural de Felgueiras, distrito do Porto, Florbela Teixeira, 55 anos, é licenciada em História, variante de Arqueologia, pela Faculdade de Letras do Porto. Reside em Palmela e é professora na Escola Básica Hermenegildo Capelo. “Uma família nos tempos de Salazar” foi o seu primeiro romance histórico publicado.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.