Home » Ciência & Tecno » Ford acelera investigação sobre fibra de carbono para aplicação futura

Ford acelera investigação sobre fibra de carbono para aplicação futura

A Ford e a DowAksa estão a impulsionar uma investigação conjunta para desenvolver técnicas de fabrico de fibra de carbono em grandes volumes. O objectivo é conseguir produzir veículos mais leves que permitam um consumo mais eficiente, melhor rendimento e competência, informa a Ford Motor Company em comunicado.

As duas companhias vão formar parte do ‘Institute for Advanced Composites Manufacturing Innovation’, recentemente criado pelo governo dos EUA. O instituto é parte de uma rede maior para a inovação no fabrico, apoiados pelo Departamento de Energia dos EUA.

A Ford Motor Company considera que se trata de uma nova e significativa colaboração para o desenvolvimento de inovações na fabricação com fibra de carbono na indústria automóvel, para aplicação em produtos futuros.

Para Ken Washington, vice presidente de Investigação e Engenharia Avançada da Ford, “A nossa colaboração com a DowAksa e a participação nesta organização, potencia de forma significativa o que somos capazes de alcançar,” disse aquele responsável da empresa, adiantando que “Temos uma verdadeira aliança com pessoas com enorme talento que trabalham para levar os materiais da indústria automóvel para o nível seguinte.”

A missão do instituto e o objectivo da colaboração da Ford com a DowAksa, uma joint-venture a 50/50 entre a The Dow Chemical Company e a Aksa Akrilik Kimya Sanayii A.S., é superar o elevado custo e a disponibilidade limitada da fibra de carbono, através do desenvolvimento de um processo de fabricação viável para grandes volumes.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.