Home » Sociedade » Iniciativas » Fundação PT apoia a Graffiti@rte na criação de murais artísticos!

Fundação PT apoia a Graffiti@rte na criação de murais artísticos!

A Fundação PT, em parceria com o CDI Portugal e o Programa Escolhas, apoia o Graffiti@arte, um novo projeto que pretende através da tecnologia e da arte do graffiti combater o vandalismo e promover a integração social e a inclusão digital.

Com sede no Centro de Inclusão Digital do Cacém, o Graffiti@arte junta-se às iniciativas apoiadas pela Fundação PT no âmbito da sua aliança tecnológica com o CDI Portugal e dá o pontapé de saída para a criação de uma nova paisagem urbana na freguesia.

Inserido no Graffiti@arte, um grupo de jovens de Agualva-Cacém começou por transformar num verdadeiro mural artístico algumas das paredes da comunidade a que pertencem. Através de ferramentas, equipamentos e meios tecnológicos disponibilizados pela Fundação PT, as fachadas intervencionadas resultaram numa autêntica obra de arte, tendo assim sido dado o primeiro passo contra o vandalismo existente na zona.

Com a supervisão dos graffiters profissionais David Andrade e Hélder Pereira, os jovens envolvidos nesta iniciativa cumpriram diferentes fases até ao resultado final: procederam à pintura da parede com tinta branca, desenharam em seguida o slogan do projeto e, depois, deixaram mensagens pessoais e simbólicas. Foi assim assinalado um novo começo na paisagem da via pública desta comunidade.

Ao longo do tempo, a parceria entre a Fundação PT e o CDI Portugal tem vindo a mobilizar e a transformar comunidades, contribuindo para reintegrar por via da tecnologia e da arte jovens provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos.

A par de outros projetos que contam com o apoio da Fundação PT e que decorrem noutros centros do CDI Portugal, como Almada, Setúbal e Vale de Cambra, o Graffiti@rte vem diversificar e enriquecer as iniciativas de apoio à inclusão digital, aliando à tecnologia preocupações sociais e de integração.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.