Home » Gastro & Vinhos » Concursos » Gabriela Ribeiro foi a vencedora do Concurso Delícia do Porto
Gabriela Ribeiro foi a vencedora do Concurso Delícia do Porto

Gabriela Ribeiro foi a vencedora do Concurso Delícia do Porto

O concurso “Delícia do Porto”, distinguiu Gabriela Ribeiro, a vencedora, com um doce que será identitário da cidade, inspirado na paixão que a sua autora tem pela doçaria conventual.

“É como que uma homenagem ao que se fazia no extinto Convento de S. Bento de Avé Maria do Porto, que se situava no que é hoje a Estação de S. Bento. “Nesse convento usava-se o milho, pão, trouxas de ovos, eu acrescentei o feijão para a criação desta peça”, conta Gabriela Ribeiro. O doce tem o formato de coração, evocando “o momento em que D. Pedro IV doou o seu coração à cidade do Porto como forma de agradecimento pela lealdade do povo da cidade à causa liberal”.

A Doceira Gabriela Ribeiro, do Porto, Rui Pereira do ‘Forninho da Granja’, da Maia, Joana Sousa mentora do projeto ‘The Pastry Lab’, do Porto, e o Chef Sandro Silva da ‘Natas D’Ouro’, de Vila Nova de Gaia foram os quatro finalistas que marcaram presença na Grande Final que se realizou na Alfândega do Porto.

O resultado final foi apurado com a participação do público, que pôde votar através da aplicação móvel “Delícia do Porto”, desenvolvida especificamente para o concurso. Esta votação teve um peso de 30 por cento na decisão final, a restante percentagem da responsabilidade de um júri constituído pelo Chef Ljubomir Stanisic, pelo Chef Hélio Loureiro, por Ana Soeiro e Luís Maia da Qualifica / oriGIn Portugal, por Jorge Braga, da Direcção da AIPAN, por Flávio Ferreira, presidente da Escola Superior de Hotelaria e Turismo, pela Confraria das Tripas e pela Confraria dos Sabores Poveiros bem como especialistas dessa instituição, elementos da Confraria dos Velhotes e da Real Confraria Gastronómica das Cebolas, e um elemento da organização do concurso.

A “Delícia do Porto”

Para além de um prémio monetário no valor de 10 mil euros, o grande vencedor irá também ostentar o estatuto de ser o criador da “Delícia do Porto”, e assim ficar na história da gastronomia nacional. Depois de eleita, a “Delícia do Porto” pode ser produzida por várias pastelarias e estará disponível no comércio tradicional, na hotelaria, nas caves, nos cruzeiros do Douro, e um pouco por todo o distrito. A Lezíria das Delícias foi a empresa organizadora deste concurso que promete marcar a doçaria portuense. A responsável, Olga Domingues, salienta que “a receita será depois partilhada por todos dado que este evento pretende também ser um projeto de cariz colectivo, fruto dos novos conceitos de gestão na era global – Pelo Porto e Para o Porto”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.