Home » Atualidade » Nacional » GNR realiza em Outubro nova edição dos “Censos Sénior”
GNR realiza em Outubro nova edição dos “Censos Sénior”

GNR realiza em Outubro nova edição dos “Censos Sénior”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai realizar no mês de outubro, mais uma edição dos “Censos Sénior”, operação que visa identificar a população idosa que vive sozinha e/ou isolada, com o objetivo de atualizar os registos das edições anteriores e identificar novas situações.

Nesta operação, que vai decorrer em todo o território nacional, serão realizadas ações de sensibilização para que esta população adote comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes. Os militares da GNR irão divulgar conselhos de segurança, nomeadamente, situações de violência, burla, conto do vigário, furto em residências e ainda prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool.

Os militares farão ainda a divulgação do programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança” e “Residência Segura”, que permite recolher os elementos necessários para a elaboração do mapa da região, com a localização georreferenciada de todas as residências aderentes ao projeto. Esta identificação geográfica torna assim mais eficaz as ações de patrulhamento e a vigilância dos militares da GNR, tornando ainda mais célere a resposta em casos de urgência.

Segundo informação da GNR, na Operação “Censos Sénior 2017” foram sinalizados 45 516 idosos dos quais:

· 28 279 vivem sozinhos;

· 5 124 vivem isolados;

· 3 523 vivem sozinhos e isolados;

· 8 592 não se enquadram nas situações anteriores, mas em situação de vulnerabilidade fruto de limitações físicas e/ou psicológicas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.