Home » Atualidade » Nacional » Grupo de birdwatchers ingleses apoiam campanha da SPEA

Grupo de birdwatchers ingleses apoiam campanha da SPEA

Um grupo de observação de aves, “birdwatchers” ingleses, que esteve de férias em Portugal, deu um importante impulso à campanha de captura ilegal de aves selvagens, liderada em pela SPEA.

O grupo da Wildlife Holidays England doou 1000 euros para a campanha “Diga não aos passarinhos no prato e na gaiola”, coordenada pela SPEA, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves – BirdLife em Portugal.

A campanha coordenada pela SPEA tem como objetivo chamar a atenção para um problema ilegal, que tem vindo a crescer, relacionado sobretudo com a captura de aves para fins gastronómicos.

As armadilhas para pássaros não são um problema novo, mas tem vindo a crescer, devido à crise económica e desemprego, que originam a procura de novas fontes de rendimento.

A SPEA quer, mudar as mentalidades e sensibilizar as pessoas para este problema. A associação quer também que a lei seja aplicada de forma mais eficaz.

O grupo de observação de aves e vida selvagem, da Honeyguide Wildlife Holidays, com sede em Norwich, em Inglaterra, fez um donativo durante uma recente visita a Algarve e Alentejo, por acreditar neste projeto.

O proprietário da Honeyguide, Chris Durdin, explica ainda que os preços de todos os pacotes de férias da Honeyguide incluem um donativo para a conservação da natureza. “Nós gostamos de contribuir para a protecção da vida selvagem do país que visitamos, uma vez que vamos usufruir dela. Estamos muito contentes por ter esta parceria de longa data com a SPEA em Portugal”, continua Chris Durdin.

Domingos Leitão da SPEA afirma também que “Este donativo será usado para produzir folhetos para distribuir nas escolas locais, associações e em feiras. Queremos que as pessoas tenham consciência que capturar passarinhos é errado e ilegal e que devem alertar as autoridades quando se depararem com situações suspeitas.”

Este donativo eleva o total dado a SPEA desde as primeiras férias da Honeyguide em Portugal Continental desde 2005 para £4.974. O total de contribuições para fins de conservação de todas as férias da Honeyguide passou de £ 100.000 em 2015 e agora está em £ 103,528.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.