Home » Saúde » Hospital de Braga assinala Dia do Euro Melanoma com rastreios

Hospital de Braga assinala Dia do Euro Melanoma com rastreios

Para assinalar o Dia do Euro Melanoma, comemorado em toda a Europa, o Serviço de Dermatologia do Hospital de Braga, promove no próximo dia 20 de Maio, uma acção de rastreio do melanoma.

A iniciativa pretende informar a população acerca dos sinais de alerta e sensibilizar para a prevenção e detecção precoce do cancro da pele. No ano de 2014 o Serviço de Dermatologia diagnosticou e tratou 38 melanomas, tendo sido a prevalência no sexo feminino e predominantemente em jovens.

O rastreio decorrerá durante o dia 20 de Maio, quarta-feira, e será feito em consultório médico. A acção destina-se a grupos de risco, nomeadamente, pessoas com as seguintes características: pele clara, cabelos ruivos, dificuldade em bronzear, pessoas que sofreram grandes queimaduras solares, sobretudo na infância, que tenham historial familiar de melanomas, que apresentem sinais irregulares e sinais em áreas traumáticas (por exemplo, couro cabeludo, lábios, palmas das mãos e plantas dos pés).

O rastreio é gratuito e sujeito a marcação através do contacto telefónico 967776874, disponível nos dias úteis, até dia 19 de Maio, das 8h30 às 13h30 e das 14h30 às 17h30.
O Serviço de Dermatologia do Hospital de Braga associa-se a esta iniciativa que, conta a nível nacional, com o apoio da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo e da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia.

O melanoma é o tipo de cancro da pele mais grave. Segundo dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em Portugal surgem, anualmente, cerca de 700 novos casos de melanoma maligno. As lesões de pele ocorrem tanto à superfície como nas camadas mais internas da pele. As lesões cancerígenas podem ser detectadas através da vigilância, permitindo que o tratamento do cancro da pele seja eficaz.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.