Home » Ciência & Tecno » IbiCardioRotors vencedor do prémio Fundação Altran
Bruno Gil, da start up IbiTron os desenvolvedores do IbiCardioRotors

IbiCardioRotors vencedor do prémio Fundação Altran

Uma equipa de investigadores portugueses, desenvolveram com a ajuda das engenharias eletrotécnica e biomédica, da medicina e da fisiologia, o ‘IbiCardioRotors’, um colete com sensores elétricos e magnéticos que permitem acompanhar e estudar os diferentes ritmos cardíacos.

A Fibrilhação auricular é a arritmia cardíaca com maior número de hospitalizações e atinge 1% da população mundial. A partir desta realidade, a equipa da start up IbiTron desenvolveu este colete cujo projeto e tecnologia foram distinguidos em dezembro, com o prémio Fundação Altran para a Inovação.

O prémio nacional consiste no apoio da multinacional Altran que permitirá alavancar o projeto, bem como apoio personalizado da equipa de engenheiros da Altran Portugal durante seis meses.

O projeto português IbiCardioRotors disputa esta sexta-feira o prémio internacional, em Paris, juntamente com projetos Franceses, Italianos e do Reino Unido. O vencedor internacional é divulgado no início de fevereiro.

Para aperfeiçoamento do protótipo e concretização do ‘IbiCardioRotors’ são necessários, anualmente, aproximadamente 250 mil euros para despesas, ao longo dos próximos três anos, ou seja, cerca de 750 mil euros no total. Em 2015, parte do valor será utilizado para adquirir material eletrónico que permita concluir o protótipo no final do 2ºsemestre do ano.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.