Home » Atualidade » Nacional » IEFP formaliza potocolos no âmbito do “GIP Inclusivo”

IEFP formaliza potocolos no âmbito do “GIP Inclusivo”

O Secretário de Estado do Emprego, Octávio Oliveira preside esta quinta feira (16) na CERCICA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais, à formalização de 8 protocolos entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional.

A assinatura dos oito protocolos entre o IEFP e entidades especializadas no domínio da reabilitação profissional, visam a constituição da rede “GIP Inclusivo”, vocacionada para o apoio à inserção profissional das pessoas com deficiência e incapacidade.

O investimento na rede de GIP, representa cerca de 4,4 milhões de euros em 2015 e 5 milhões de euros em 2016, para um total de 825 mil abrangidos nos dois anos. Relativamente aos oito GIP Inclusivo, estima-se um investimento financeiro para 2015 e 2016 de cerca de 150 mil euros para um total de 8.000 pessoas com deficiência e incapacidade nos dois anos.

O IEFP promove e dinamiza, desde 2009, uma rede de Gabinetes de Inserção Profissional (GIP), promovidos por entidades públicas e privadas sem fins lucrativos credenciadas para apoiar os desempregados no seu percurso de inserção no mercado de trabalho.

Os GIP constituem-se como uma rede de suporte à intervenção dos serviços de emprego, desenvolvendo em complementaridade com estes, e numa lógica de proximidade aos desempregados, atividades potenciadoras de uma inserção mais rápida e mais sustentada dos diferentes públicos do serviço público de emprego.

Com estes protocolos, o IEFP reconhece a importância de reforçar as suas respostas em matéria de reabilitação profissional promovendo uma ação integrada com as entidades especializadas neste domínio, para capacitar/reabilitar as pessoas com deficiência e incapacidade. Visando garantir a igualdade de tratamento no emprego e na atividade profissional, e uma efetiva igualdade de oportunidades na participação social.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.