Home » Atualidade » Nacional » “Iniciativa Hidrogénio” pretende descarbonizar a economia
"Iniciativa Hidrogénio" pretende descarbonizar a economia
Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches

“Iniciativa Hidrogénio” pretende descarbonizar a economia

A “Iniciativa Hidrogénio” que visa promover a descarbonização de diversos sectores da economia europeia, conta com a adesão de Portugal, que subscreveu a declaração conjunta, na reunião do Conselho Informal de Energia, que se realizou ontem, terça feira, na cidade de Lins, na Áustria. O Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, assinou a declaração em representação do Governo Português.

“Os signatários desta declaração destacam que, à luz do desenvolvimento contínuo da automação e digitalização na indústria, o sector da energia deve preparar-se para novos desafios ao nível da procura de energia, uso, transporte e armazenamento” segundo a “Iniciativa Hidrogénio” refere a nota do Governo Português.

«De forma a promover o potencial do hidrogénio para o abastecimento de energia limpa, eficiente e segura para todos os utilizadores em toda a Europa, a investigação e inovação no campo da tecnologia do hidrogénio deve ser intensificada», refere a «Iniciativa Hidrogénio».

«Destacamos o potencial do hidrogénio renovável como uma solução de armazenamento de energia, assim como de transporte, e matéria-prima de energia neutra e sustentável. Portanto, o hidrogénio renovável é capaz de armazenar, além de providenciar acesso de confiança e oportuno a energia renovável, oferecendo novas oportunidades para aumentar a segurança energética e reduzir a dependência da União Energética às importações de fósseis», refere ainda o documento.

Os signatários da «Iniciativa Hidrogénio» também se comprometem a investigar como integrar gradualmente hidrogénio renovável nas redes de gás natural, contribuindo assim para a redução da utilização do gás natural.

Tendo em conta as metas de energia e clima da União Europeia para 2030, os «signatários destacam que o hidrogénio renovável tem o potencial para contribuir para o roteiro da União para descarbonizar a economia».

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.