Home » Cultura » Geral » Intercâmbio cultural entre Lagos e Poole no Reino Unido
Intercâmbio cultural entre Lagos e Poole no Reino Unido

Intercâmbio cultural entre Lagos e Poole no Reino Unido

A Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio vai participar no Workshop Poole Symphonic Band, que terá lugar no próximo mês de abril, em Poole no Reino Unido, uma cidade costeira/portuária e turística situada no sul da Inglaterra que apresenta em comum com Lagos uma história rica, dinamismo cultural e artístico, assim como praias extensas e limpas.

Esta participação que conta com o apoio do Municipio, é constituida por quinze elementos da Banda Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio que tem a oportunidade de visitar aquela cidade e de participar no Workshop, aprofundando conhecimentos musicais e consolidando os laços de amizade que unem as duas entidades, em resultado da participação em eventos congéneres realizados em 2014 (em Poole), 2015 e 2018 (em Lagos).

O subsídio no valor de 2.250,00€, concedido pela autarquia para apoio nas despesas na deslocação, integra-se no Programa Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural que tem vindo a ser implementado anualmente, integrando uma componente financeira.

A Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio é uma das mais antigas e respeitadas associações culturais do concelho de Lagos. Fundada em 1931, foi reconhecida como Coletividade de Utilidade Pública em 17 de Setembro de 1988 e agraciada com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata em 27 de Outubro de 1991 como reconhecimento pelo seu trabalho no âmbito sociocultural. Em 1 de Maio de 2006, ao completar 75 anos de existência recebeu a Medalha de Mérito Associativo – Grau Prata, atribuída pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, da qual é associada. O papel mais importante desempenhado pelas filarmónicas nas comunidades – a que a Filarmónica Lacobrigense não é exceção – respeita (…) à formação musical, constituindo “uma rede paralela de escolas de música em todo o país”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.