Home » Economia » Conferências » ISEG – O impacto do Brexit economia portuguesa
ISEG - O impacto do Brexit economia portuguesa
ISEG - O impacto do Brexit economia portuguesa

ISEG – O impacto do Brexit economia portuguesa

A conferência sobre o impacto do Brexit na economia portuguesa que decorreu na passada quinta-feira (14), contou com as intervenções do economista e Vítor Escária, e do jurista António Goucha Soares, ambos professores do ISEG.

Na apresentação do seu estudo “Brexit – As consequências para a economia e as empresas portuguesas”, Vítor Escária afirmou que a economia do Reino Unido, já apresenta resultados menos positivos associados ao Brexit.

“Este processo será longo e terá impactos transversais na economia portuguesa nos bens e nos serviços, no comércio e no investimento internacional, nos fluxos migratórios e nas remessas de migrantes, no turismo e no imobiliário” afirmou o economista. “Empresas de setores como têxteis, vestuário, equipamentos elétricos, tabaco, couro e metálicos transformados têm riscos elevados com o Brexit e uma redução de oportunidades. Ainda assim, a saída do Reino Unido da União Europeia poderá constituir uma oportunidade para setores como o Coque, Químicos, Farmacêuticos, Alimentar e Automóvel.”

António Goucha Soares realizou um enquadramento histórico e geopolítico do Reino Unido, demonstrando que a relação do país com a Europa foi sempre especial, tanto que optaram por não participar da moeda única ou do Espaço Shengen.

“Em 1975, recorreram a um referendo para decidir a permanência ou não na União Europeia. Na altura, com voto favorável à continuidade” relembra o professor do ISEG. “Pode ter sido um erro estratégico da União Europeia ter assinado um acordo de saída, sem contemplar o acordo de relação futura, pois estará obrigada a escrutínio de todos os parlamentos, o que levará a uma enorme dificuldade de consensos.”

De acordo com Goucha Soares, todas as possibilidades ainda se encontram em aberto nesta fase, em função dos desenvolvimentos políticos internos na Grã-Bretanha. “A saída completa, a saída com um acordo de união aduaneira e a permanência. Ainda que a permanência lhe pareça ser o cenário menos provável” finaliza o professor do ISEG.

O evento contou com a presença de Clara Raposo, Presidente do ISEG; Luís Cardoso, Presidente do ISEG Executive Education; e Rahim Firozali, Presidente do Conselho Ismaili para Portugal, e antigo aluno do ISEG.

Na oocasião, o ISEG e o ISEG Executive Education, assinaram um Protocolo de Colaboração, que visa auxiliar a Comunidade Muçulmana Ismaili em Portugal no acesso à formação, nomeadamente executiva.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.