Home » Economia » Empresas » ISQ intervém na reabilitação do Elevador de Santa Justa

ISQ intervém na reabilitação do Elevador de Santa Justa

A Carris Transportes de Lisboa, selecionou o Grupo ISQ para a execução dos trabalhos de levantamento do estado de conservação da estrutura metálica do Elevador de Santa Justa.

Para o projecto o ISQ desenvolveu um conjunto de especificações técnicas para as obras de conservação e beneficiação, dado o aparecimento de uma serie de situações anómalas na estrutura metálica centenária do elevador.

Para as diferentes (três) fases do projecto, no valor total de 600 mil euros, o ISQ mobilizou uma equipa multidisciplinar, constituída por três engenheiros: um Coordenador Sénior Mecânico, um Especialista em Protecções Anticorrosivas e um Engenheiro Civil. Para além destas pessoas, o ISQ recorreu ao apoio dos vários laboratórios internos (Laboratório de Materiais, e Laboratório de Controlo Não Destrutivo) para a realização dos ensaios não destrutivos e análises de materiais.

Frequência dos trabalhos: neste caso específico, dado tratar-se de um monumento nacional e com a particularidade da dificuldade de realização de intervenções devido à necessidade de recurso a meios de acesso em altura, existem preocupações adicionais por parte do ISQ em todas as partes da obra. Por isso mesmo, é relevante o detalhe e rigor da inspecção, a selecção das técnicas e dos materiais de reabilitação a utilizar, isto para garantir a salvaguarda do património.

De realçar que o ISQ tem tido um papel determinante em toda a obra de reabilitação, no respeito pelo cumprimento dos princípios para a conservação e o restauro do património construído, evidenciados nas várias cartas do ICOMOS. Mafalda Pericão, responsável pelos serviços de engenharia do ISQ, acrescenta a propósito que “o reconhecimento do valor patrimonial deste monumento nacional, o respeito pela sua autenticidade, pelos materiais e técnicas integrantes e características das obras metálicas da época, foram a base de trabalho que a equipa multidisciplinar do ISQ que fiscalizou a obra assumiu com a responsabilidade de sempre desde a primeira hora. É um privilégio e um marco profissional integrar a esta equipa”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.