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Jovens LGBT+ não assumem a orientação sexual no trabalho
Mais de metade dos jovens portugueses LGBT+ não tem coragem de se assumir no local de trabalho

Jovens LGBT+ não assumem a orientação sexual no trabalho

Mais de metade (51%) dos jovens portugueses LGBT+ não assume a sua orientação sexual no local de trabalho porque tem medo de ser discriminado por parte das chefias e/ou colegas. A par disso, mais de um terço (37%) admite que ‘voltou ao armário’ quando entrou para o seu primeiro emprego.

Estes dados são divulgados por um estudo realizado pela Out Now para a Vodafone, que contou com a participação de mais de três mil jovens LGBT+ em 15 países, incluindo Portugal.

O survey conduzido por esta organização especialista em temas LGBT+ concluiu que mais de um terço dos inquiridos portugueses (35%) não assumiu a sua orientação sexual à chefia direta no seu primeiro emprego. Os dados revelam, ainda, que 59% dos entrevistados portugueses não se assume de todo quando entra para o mercado de trabalho, mas à medida que se vão sentido mais confiantes na sua profissão, começam gradualmente a assumir a sua verdadeira identidade. Já na universidade, 44% dos inquiridos afirma que se assumiu perante a maioria dos seus colegas.

Outras conclusões do estudo em Portugal indicam que:

· 76% dos Colaboradores LGBT+ já esconderam a sua orientação sexual no emprego pelo menos uma vez;

· 57% dos inquiridos afirma que já disfarçou a sua orientação sexual no emprego mais do que uma vez;

· 49% afirma que, no seu primeiro emprego, ouviu alguns comentários negativos acerca da comunidade LGBT+ e que isso os fez sentir desconfortáveis em assumir-se perante todos;

· 31% sente que foi menos produtivo na sua função porque não se sentia à vontade para assumir a sua orientação sexual;

· 20% afirma que assumir-se no local de trabalho foi ‘a coisa mais difícil que alguma vez fez’.

Estes números, a par de testemunhos de Colaboradores LGBT+ de vários mercados onde a Vodafone opera, evidenciam a necessidade de as Empresas desenvolverem programas de apoio focados neste tema, fomentando assim uma cultura corporativa em que todos podem ser livres e assumir a sua orientação sexual sem constrangimentos. É esta convicção que suporta o novo programa global da Vodafone – ‘LGBT+ and Friends Connect’.

O objetivo é recrutar e apoiar pessoas LGBT+ no seu primeiro emprego, assim como dotar as chefias de competências para conseguirem integrar da melhor forma estes profissionais nas suas equipas. O programa inclui um conjunto de iniciativas, tais como:

– Programas de Graduates, integração e liderança para ajudar, atrair e reter Colaboradores LGBT+;

– Conjunto de ferramentas para que as chefias fomentem um ambiente de trabalho inclusivo;

– Um programa global de ‘Buddies’ para Graduates LGBT+;

– Um Código de Conduta renovado e focado na inclusão de pessoas LGBT+;

– Iniciativas que incentivam Colaboradores e chefias a tornarem-se aliados LGBT+;

– Programas interativos para ser Embaixador LGBT+ certificado.

“A Vodafone não tolera qualquer tipo de discriminação dentro da sua Organização e orgulha-se de ter uma cultura de trabalho que promove oportunidades iguais, independentemente da origem, nacionalidade, sexo, crenças ou ideologias de cada um dos Colaboradores. É preocupante perceber que ainda há tantos jovens que têm de esconder quem são no local de trabalho, mas acreditamos que o programa agora lançado pode fazer a diferença. Ao formar os nossos Colaboradores em temas de Diversidade e Inclusão, estamos a contribuir para reduzir a discriminação no local de trabalho, especialmente para os milhares de jovens que estão a entrar no mundo laboral e que têm de se adaptar a uma nova realidade”, afirma Luísa Pestana, Diretora de Recursos Humanos da Vodafone Portugal.

O estudo completo realizado pela Out Now para a Vodafone nos países África do Sul, Alemanha, Austrália, Espanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Turquia pode ser consultado aqui.

A acompanhar este estudo foi realizada uma campanha que apela à diversidade no local de trabalho e tem com mote #belong. O vídeo está disponível a partir de hoje nas redes sociais da Vodafone.

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