Home » Cultura » Geral » Lagos a Cidade dos Sonhos e dos Segredos
Lagos a Cidade dos Sonhos e dos Segredos

Lagos a Cidade dos Sonhos e dos Segredos

A Câmara Municipal volta a promover os Passeios Culturais nos meses de julho, agosto e setembro, que este ano tem como tema “Lagos, a Cidade dos Sonhos e dos Segredos”, que pretende dar a conhecer aspetos e curiosidades particulares e identitários da cidade, onde figuram alguns trabalhos únicos a nível nacional.

A cidade de Lagos marcadamente inscrita na História de Portugal, tem associado um conjunto de factos e episódios centenários que ainda hoje é merecedora de créditos na historiografia nacional e internacional. Localidade visitada por reis e nobres; palco das primeiras aventuras por terras desconhecidas cimentou o seu desenvolvimento e grandeza em suportes culturais-mentais de tomadas de decisão que a vincularam para a intemporalidade.

Da presença e grandeza do Passado, subsistem ainda valores materiais dos tempos dos Descobrimentos e das principais etapas cronológico-culturais de alguns dos reinados mais importantes dos séculos XV ao XVIII. A par desta dinâmica existem ainda vestígios da sua grandiosidade militar, da heráldica régia e senhorial, por exemplo os Brasões de Armas do Marquês de Niza e do Conde de Avintes, da arquitetura religiosa, etc.

Este ano as visitas decorrem sob 4 grandes temas: A Arquitetura Religiosa e a Capela dos Ossos da Igreja de São Sebastião; A Arquitetura Militar e o Castelo dos Governadores; A Arquitetura Manuelina no Centro Histórico de Lagos e A Heráldica dos Reis e Rainhas no Património Arquitetónico de Lagos.

O Municipio convida a conhecer a Cidade dos Sonhos, porque daqui, e apenas como exemplo, D. João I partiu para a conquista de Ceuta. Terra de Segredos, porque em cada rua e esquina do seu Centro Histórico se revelam pormenores e, em alguns dos casos, trabalhos únicos a nível nacional.

Os Passeios Culturais de natureza pedestre, decorrem durante este verão, em horário diurno e noturno. As Inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, no Posto de Turismo Municipal – Praça Gil Eanes (pim@cm-lagos.pt) até 2 dias antes do passeio pretendido.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.