Home » Municipios » Lagos apoia reivindicações de pescadores e armadores da sardinha
Lagos apoia reivindicações de pescadores e armadores da sardinha

Lagos apoia reivindicações de pescadores e armadores da sardinha

A Autarquia de Lagos apoia as principais reivindicações dos pescadores e das empresas da pesca da sardinha, que exigem a manutenção da quota da pesca daquela espécie que vigorou em 2018 e ainda o aumento do apoio e financiamento aos pescadores através do programa comunitário MAR .

O apoio institucional do Município de Lagos manifestou-se na Moção aprovada por unanimidade, na quinta feira, em reunião de executivo municipal. Com esta iniciativa, Lagos associa-se à tomada de posição política já assumida pelos Municípios de Peniche e da Nazaré.

Esta decisão teve como fundamentos, entre outros, o conhecimento de estudos objetivos e credíveis que evidenciam aumentos muito relevantes no que se refere à biomassa da sardinha na nossa costa, assim como a defesa dos hábitos alimentares e culturais enraizados na gastronomia dos portugueses e a preocupação com a salvaguarda do equilíbrio socioeconómico no seio da comunidade piscatória, tão importante na economia local, regional e nacional.

Acresce a tradição que Lagos tem relativamente à pesca tradicional e à indústria conserveira, patente na ainda existente Arte da Xávega, apoiada pelo Município, a que se soma o ressurgir da indústria com a implementação no concelho da maior fábrica de congelados de pescado e moluscos da Península Ibérica.

Esta posição vai ser comunicada ao Primeiro-Ministro da Nação, à Ministra do Mar, à ANMP -Associação Nacional de Municípios Portugueses, à AMAL – Associação de Municípios do Algarve e à Assembleia Municipal de Lagos, assim como aos municípios com porto de pesca e aos órgãos de comunicação social.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.