Home » Municipios » Lagos assinala os 150 anos da abolição da Pena de Morte
Lagos assinala os 150 anos da abolição da Pena de Morte
Lagos assinala os 150 anos da abolição da Pena de Morte

Lagos assinala os 150 anos da abolição da Pena de Morte

Lagos assinala a Abolição da Pena de Morte no próximo dia 30 de junho, com uma sessão comemorativa que conta com o apoio institucional da Assembleia da República.

Vivia-se o ano de 1846 quando a cidade Lagos foi palco da última condenação, no âmbito da justiça civil, à pena de morte em Portugal. Decorridos 21 anos, no reinado de D. Luís, mais precisamente a 1 de Julho de 1867, seria publicada a carta de lei que ditou a abolição da Pena de Morte para todos os crimes civis em Portugal, uma decisão que colocou o País numa posição pioneira no contexto europeu.

Mais tarde, em 1870, esta abolição seria alargada a todas as colónias ultramarinas, e em 1900 concretizou-se a abolição para todos os crimes, incluindo os militares. A mesma só seria readmitida para crimes de traição durante o período da primeira guerra mundial, tendo a última execução oficial no seio do exército português ocorrido em França em 1917.

A Abolição da Pena de Morte representou um avanço civilizacional e um marco no processo de proteção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais que merece ser assinalado, recordado e compreendido por todos os cidadãos.

É neste contexto que o Município de Lagos assinala, na cidade que assistiu à última condenação à morte de um civil, os 150 Anos da Abolição da Pena de Morte, levando a efeito uma sessão comemorativa que conta com o apoio institucional da Assembleia da República e a colaboração de vários organismos do Estado que se disponibilizaram a prestar acesso a fontes documentais essenciais para se reconstituir e compreender a cronologia associada a esta temática.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.