Home » Municipios » Lagos cede instalação para prevenção de Incêndios Florestais
Lagos cede instalação para prevenção de Incêndios Florestais

Lagos cede instalação para prevenção de Incêndios Florestais

A Casa dos Cantoneiros no Espinhaço de Cão, em Bensafrim, Lagos, vai ser local estratégico para as operações de prevenção e de combate aos incêndios florestais, por cedência do edifício à Associação de Municípios “Terras do Infante”.

A Câmara Municipal de Lagos aprovou na última reunião de Executivo, realizada no passado dia 10 de outubro, a cedência da “Casa dos Cantoneiros”, com o objetivo de criar naquele espaço, um ponto estratégico de posicionamento de meios, para facilitar as operações de prevenção e fazer face às necessidades de combate aos incêndios florestais, é o objetivo desta deliberação.

A localização daquela instalação, situada na proximidade da confluência do limite dos três concelhos que integram o território das Terras do Infante (Lagos, Aljezur e Vila do Bispo), permitindo chegar mais rapidamente a cada um deles, justificou a escolha deste imóvel para funcionar como local de estacionamento de meios.

A Casa dos Cantoneiros vai por via do contrato de comodato agora aprovado, acomodar, no âmbito da Deteção/Vigilância e Proteção contra incêndios, um Local Estratégico de Estacionamento de Meios, e, no âmbito do Combate a Incêndios Rurais que ocorre durante as épocas de maior calor, um Local Estratégico de Pré-Posicionamento de Meios de Combate e respetiva Brigada.

Esta decisão insere-se, igualmente, numa estratégia que tem vindo a ser seguida pelo Município de Lagos que consiste em dar novos usos a edifícios que se encontram desativados e esvaziados das suas funções originais, evitando-se, por esta via, a degradação do património edificado.

A cedência do imóvel será feita por um prazo de 10 anos, renovável, ficando as obras de reabilitação e adaptação do edifício e as despesas de utilização a cargo da Terras do Infante – Associação de Municípios.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.