Home » Ciência & Tecno » Lançada a 4.ª edição do BIG smart cities
Vodafone e Ericsson promovem a 4.ª edição do BIG smart cities
Vodafone e Ericsson promovem a 4.ª edição do BIG smart cities

Lançada a 4.ª edição do BIG smart cities

A 4.ª edição do concurso BIG smart cities, competição de empreendedorismo promovido pela Vodafone e pela Ericsson, já abriu o período de candidaturas, que estará aberto até 4 de maio.

Todas as ideias de negócio de base tecnológica que melhorem o dia a dia de quem vive, trabalha ou visita uma cidade podem candidatar-se através do site bigsmartcities.com/, habilitando-se a um prémio monetário de 10 mil euros, seis meses de incubação no Vodafone Power Lab e uma viagem para conhecer um polo de inovação da Ericsson na Europa.

O lançamento da edição 2016 contou com a presença do comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Antes da abertura do BIG smart cities 2016, o comissário europeu visitou as instalações do Vodafone Power Lab no Polo Tecnológico no UPTEC, onde a incubadora está atualmente a apoiar três startups portuguesas.

O BIG smart cities

Quando as cidades modernas enfrentam cada vez mais desafios de ordem demográfica, territorial ou climatérica, bem como de partilha e gestão de recursos naturais, hídricos, energéticos, aquecimento global e humanos, ex: o envelhecimento da população, exclusão social, a tecnologia é um aliado fundamental para se transformarem as cidades em metrópoles cada vez mais inteligentes e que promovam a qualidade de vida dos seus habitantes, trabalhadores, empresários e visitantes.

Conscientes desses fatores, a Vodafone e a Ericsson tornaram-se parceiros para a edição deste ano do BIG smart cities, reforçando assim a determinação das duas empresas em contribuir para o desenvolvimento de ideias tecnológicas que tornem os meios urbanos cada vez mais fomentadores de qualidade de vida e de sustentabilidade.

Com quatro áreas de oportunidade identificadas, Smart Mobility, Smart Living, Smart Tourism e Smart Government, esta edição apresenta várias novidades, sendo a mais relevante o facto de evoluir do formato local que a caracterizou até aqui, para passar a ter uma amplitude nacional.

Este ano, a iniciativa acontece no Porto, Coimbra, Évora e Lisboa, com cada uma das cidades a promover eventos locais, intitulados BIG city challenges, quatro competições, a decorrer durante o mês de abril, onde se avaliarão as propostas dos potenciais empreendedores inscritos e se elegerá um finalista por cidade. Além de ganharem acesso direto à final do concurso, os quatro projetos eleitos receberão um prémio de 500 euros.

Os empreendedores que não conseguirem marcar presença nos City Challenges do Porto (14 de abril), Évora (20 de abril), Coimbra (21 de abril) e Lisboa (28 de abril), mas submeterem as suas candidaturas online, serão avaliados à distância pelo júri e, posteriormente, através de entrevistas presenciais.

No final do processo de seleção serão escolhidos 20 finalistas, a anunciar no dia 16 de maio, iniciando-se de seguida o programa de pré-aceleração de 9 semanas onde os finalistas irão receber formação, mentoring e apoio para transformarem as suas ideias em negócios viáveis.

A final do BIG smart cities acontece no dia 5 de julho, onde vão ser apresentados publicamente os pitches dos projectos finalistas e onde serão revelados o projeto vencedor e três menções honrosas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.