Home » Atualidade » Nacional » Lançado projeto de contadores de energia inteligentes em Lisboa
Lançado projeto de contadores de energia inteligentes em Lisboa
Lançado projeto de contadores de energia inteligentes em Lisboa

Lançado projeto de contadores de energia inteligentes em Lisboa

O Parque das Nações, em Lisboa, é a primeira área do projeto piloto, inédito a nível mundial, de contadores inteligentes de energia elétrica e tecnologia de comunicação NB-IoT, que resulta de uma parceria entre cinco grandes empresas, NOS, EDP DISTRIBUIÇÃO, HUAWEI, JANZ CE E U-BLOX, o qual deverá ser concluído até ao fim do ano.

A EDP Distribuição está a usar a tecnologia NB-IoT, um projeto-piloto no âmbito do projeto UPGRID do Programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia. A infraestrutura de rede com tecnologia NB-IoT foi instalada pela NOS, baseada na tecnologia da Huawei. Desta forma, a NOS torna-se o primeiro operador em Portugal a testar a tecnologia 4.5G – IoT sobre a sua infraestrutura de rede.

Esta solução combina tecnologias emergentes na contagem inteligente de energia elétrica e nas redes de última geração para supervisão da rede elétrica.

A NB-IoT é uma tecnologia de acesso sem fio Low Power Wide Area (LPWA), que oferece uma vasta gama de vantagens, incluindo uma duração de bateria de até 10 anos, um ganho de 20db sobre as redes GSM convencionais e suporte a mais de 100.000 conexões por célula.

A NB-IoT representa, um passo disruptivo no caminho da Gigabit Society e evoluirá nos próximos anos para 5G, na vertente massive machine type communications, que suportará até 1.000.000 conexões por célula.

Baseado na comunicação otimizada e bi-direcional, o valor da tecnologia NB-IoT é reconhecido a nível mundial no conceito de redes inteligentes, endereçando os desafios:

· Satisfação do cliente, através da deteção automática de falhas de energia, melhorando o tempo de reposição de serviço. Em caso de tempestades ou outras situações anómalas, a deteção mais rápida da área afetada permite a alocação imediata e cirúrgica das equipas no terreno para uma resolução mais célere;

· Medição online do consumo, suportando vários valores por hora, de diversos registos e eventos de energia;

· Funcionalidade de resposta on demand, sendo a capacidade instalada gerida quase em tempo real. Esta função é particularmente útil tendo em conta a adoção progressiva de veículos elétricos e a transição crescente para fontes renováveis de energia elétrica;

· Desenvolvimento contínuo da tecnologia, motivado pela potencial adoção massiva dos operadores a nível mundial. Esta implementação, em grande escala, vai assegurar um ecossistema maduro e de evolução tecnológica através do aperfeiçoamento das suas caraterísticas e da introdução de novos elementos de acordo com as necessidades da Smart Grid.

A zona do Parque da Nações foi selecionada, pela EDP Distribuição, para a demonstração piloto em uma centena de clientes até ao final do ano. Este cluster da cidade de Lisboa já está coberto pela tecnologia NB-IoT e foi equipado com duas estações base da NOS que asseguram a cobertura NB-IoT. A gestão inteligente de energia em casa destes clientes, que terá também um papel ativo contribuindo para uma melhor eficiência dos seus consumos, representa um caso de uso relevante para esta tecnologia.

Os representantes das empresas envolvidas neste projeto ambicioso congratulam-se com o desafio e com a sua concretização, com sucesso, que envolveu uma equipa interdisciplinar de duas dezenas de pessoas desde setembro de 2015..

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.