Home » Atualidade » Internacional » Londres chega ao milhão de câmeras de vigilância em 2025
Londres chega ao milhão de câmeras de vigilância em 2025

Londres chega ao milhão de câmeras de vigilância em 2025

Londres é considerada a capital europeia mais vigiada, com o maior número de sistemas e câmeras de vigilância, per capita. A cidade de Londres que chega a ser referida como a capital mundial do CCTV, deve chegar em 2025, ao milhão de câmaras de vigilância instaladas, de acordo com uma recente pesquisa, realizada pela CCTV.co.uk, empresa especialista em sistemas de segurança.

Segundo os dados recolhidos, o número de câmeras instaladas na capital inglesa em 2019, vai atingir um novo recorde, devendo chegar às 627 mil, calculando-se que em 2025 atinja o milhão, se a instalação de novas câmaras e sistemas, prosseguir ao atual ritmo.

Segundo a pesquisa realizada pela CCTV.co.uk, até ao final do ano, haverá uma câmera para cada 14 pessoas que se movimentem na cidade, captadas por sistemas instalados em áreas comerciais, residenciais, instituições e locais públicos, o que significa que qualquer trabalhador ou visitante na capital inglesa, será captado pelos diversos sistemas, cerca de 300 vezes por dia.

Mas o que está a provocar esse rápido crescimento na vigilância?

Para Jonathan Ratcliffe, da CCTV.co.uk, o fator impulsionador deste rápido crescimento da vigilância, “pode ler-se na combinação da consciência securitária e do medo crescente, em todos os extratos da sociedade londrina, reafirmado na instalação de sistemas e meios de segurança preventiva em novos edifícios, em instalações comerciais e institucionais, complementados pelos milhares de pequenas câmaras instaladas, nos mais surpreendentes espaços e locais”.

Jonathan Ratcliffe não tem dúvidas em reafirmar que “o número de câmeras instaladas na capital está a crescer a um ritmo impressionante, agravado pela instalação de sistemas menores e mais baratos em bairros e residências, porque as pessoas estão genuinamente assustadas, como se vê no crescimento da partilha de imagens de CCTV nas redes sociais, porque a polícia nem sempre atua com a rapidez necessária, para travar a prática de um crime.

O porta voz da CCTV.co.uk  afirma que esta tendência crescente já se verifica por todo o país, mas que Londres vai continuar a liderar: “Estimamos uma câmera por cada 14 londrinos, número que pode crescer para uma em cada 11, à medida que a tecnologia melhora e a população aumenta na cidade”.

Os números oficiais contam apenas uma parte da história sobre o número de câmeras instaladas nas ruas de Londres. Para um setor tão regulamentado e apesar do Reino Unido ter algumas das leis de privacidade mais rígidas do mundo, não há um número exato e oficial, de quantas câmeras de CCTV existem na capital. Um pedido de informação em 2013, revelou que a Transport for London operava, só na rede do metrô londrino, 15.516 câmeras. Uma pesquisa da BBC em 2009, referia que havia apenas 7.431 câmeras de vigilância, instaladas nos 33 conselhos da Grande Londres.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.