Home » Cultura » Artes Plásticas » Luís Athouguia no Centro de Exposições da Covilhã
Luís Athouguia expõe no Centro de Exposições da Covilhã
Luís Athouguia expõe no Centro de Exposições da Covilhã

Luís Athouguia no Centro de Exposições da Covilhã

A Tinturaria no Centro de Exposições da Covilhã, vai ter patente de 1 de Junho a 3 de Julho, um exposição do pintor surrealista, Luís Athouguia.

A propósito do pintor, Manuel da Silva Ramos, diz que todos os quadros onde reina o formidável pastel de Luís Athouguia, são janelas abertas para a emoção.

São janelas que nos fazem ver vidas guilhotinadas mas que gozam de uma faculdade de locomoção desmesurada. São janelas essenciais que deixando para trás o quotidiano mais prático se abrem a velozes mares de pensamento.

São janelas incessantes que dão para montanhas movediças de sonhos. Não tenhamos medo de o dizer: o pastel substancial de Athouguia ilumina a nossa noite e traz-nos a pureza dos primitivos tempos em que podíamos tocar as estrelas com as mãos.

Diga-se: ninguém actualmente em Portugal faz uma pintura destas. O Luís Athouguia é único e inclassificável, não é surrealista nem deixa de ser quando afirma a sua reticência! e é toda esta volúpia do sonho que faz a sua força. E também o seu equilíbrio. Agora que morreram o Mário Botas, o Cesariny, o Álvaro Lapa, resta-nos o Luís Athouguia para nos conduzir ao país onde os coelhos usam relógios de pulso e as meninas têm mais de dois seios no peito.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.