Home » Agenda » Maio: Dia Internacional dos Museus em Palmela

Maio: Dia Internacional dos Museus em Palmela

No mês de maio e a propósito das comemorações do Dia Internacional dos Museus e da Noite dos Museus, o Município de Palmela propõe um conjunto de atividades, que envolvem a comunidade local, com prioridade para as famílias.

A 16 de maio, o Castelo de Palmela vive mais uma Noite dos Museus, com a atividade “Copistas e Iluminadores da Ordem de Santiago” a decorrer entre as 21h30 e as 23 horas, na Igreja de Santiago. Trata-se de uma oportunidade para conhecer a arte da escrita e da iluminura, num ambiente que recria o «Scriptorium» dos freires da Ordem de Santiago.

Durante a tarde de domingo, 17 de maio, o Município convida a conhecer o Serviço Educativo do Museu Municipal, na Praça de Armas do Castelo, onde estarão expostos os recursos pedagógicos disponíveis. Pretende-se apelar à consciência da importância do Património Cultural, enquanto elemento de sustentabilidade da nossa identidade

Finalmente, no dia 18, a dinamização da maleta pedagógica “Gigantes, cabeçudos e outras coisas do arco-da-velha”, no Centro de Recursos para a Juventude de Palmela, aposta na promoção da próxima edição do Festival Internacional de Gigantes, a decorrer em julho, no Pinhal Novo.

Destaque, ainda, para a Roda de Leitura na Igreja de Santiago, promovida pelo Município, em parceria com a Escola Secundária de Palmela – Clube de Teatro O Búzio do Homero II, sob o tema “À Roda do Castelo de Vento, História e Estórias”, na Igreja de Santiago, dinamizada por Ester Inês e Rainer Daenhardt e com Ana Maria Magalhães, António Sala, Eunice Muñoz, Paula de Carvalho e Ruy de Carvalho como leitores convidados, e para o Círculo Meditativo ANURA “O Toque da Terra”, no Castelo de Palmela. Todas as atividades têm frequência gratuita.

O Dia Internacional dos Museus foi criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus e assinala-se, anualmente, a 18 de maio. Em Portugal, a responsabilidade pelas comemorações é da Direção-Geral do Património Cultural. Este ano, o tema para reflexão é “Museus para uma sociedade sustentável”, pretendendo-se promover «a consciência para os efeitos da atuação humana sobre o ambiente e destacar o papel dos museus no desenvolvimento de novos métodos de pensar e de agir, que garantam o respeito pelos limites e pela diversidade da natureza».

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.