Home » Ciência & Tecno » Marco Vieira da UC coordena investigação Europa e o Brasil!
UC coordena equipa internacional de Cloud Computing
UC coordena equipa internacional de Cloud Computing

Marco Vieira da UC coordena investigação Europa e o Brasil!

Marco Vieira, do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (UC), coordena uma equipa internacional de investigadores, responsável pela elaboração de um plano de investigação na área de Cloud Computing (computação em nuvem) destinado a auxiliar os decisores políticos da União Europeia e do Brasil a tomarem as melhores opções sobre os projetos futuros a financiar nesta área do conhecimento.

Este plano com uma proposta de linhas de investigação para os próximos anos vai ser desenvolvido no âmbito do projeto “EUBrasilCloudFORUM”, financiado pela União Europeia e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. Com um orçamento global de um milhão de euros, além da Universidade de Coimbra, participam no projeto investigadores do Reino Unido, Irlanda e Brasil.

Partindo do estado da arte em Cloud Computing, o objetivo, afirma Marco Vieira, “é identificar as necessidades de investigação futura e desenhar um modelo que reforce a colaboração entre o Brasil e a Europa e que permita aumentar a competência científica europeia e brasileira”.

A computação em nuvem é caraterizada “por requisitos de desempenho, escalabilidade, acesso ubíquo a partir de diferentes dispositivos e tecnologias e eficiência na utilização de recursos, enfrentando também grandes desafios nomeadamente ao nível da segurança e da privacidade da informação”, afirma o especialista da UC em confiabilidade e segurança de software.

Por isso, salienta o também docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia, o EUBrasilCloudFORUM “é uma oportunidade única para contribuir para o desenvolvimento de novos paradigmas científicos e tecnológicos que irão marcar a investigação na área de Cloud Computing na próxima década. A partir das capacidades e da experiência de cada uma das partes é possível desenvolver investigação que tire partido da “nuvem”, em áreas tão distintas como cidades inteligentes, saúde, agricultura, comércio eletrónico, etc”.

Nos próximos dias 28 e 29 de janeiro a equipa reúne-se, em Coimbra, com representantes da União Europeia e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa do Brasil, tendo em vista uma primeira identificação e definição dos temas que espelhem os principais desafios de investigação em Cloud Computing e que fortaleçam as oportunidades de colaboração entre grupos de investigação do Brasil e da Europa. A reunião tem início às 9 horas, no Departamento de Engenharia Informática, no Polo II da UC.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.