Home » Municipios » Matias Damásio é cabeça de cartaz nas Festas de Castro Marim
Matias Damásio é cabeça de cartaz nas Festas de Castro Marim

Matias Damásio é cabeça de cartaz nas Festas de Castro Marim

As Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires em Castro Marim, começam a 12 de agosto mas têm o seu ex-líbris a 15 de agosto, quarta-feira, com as celebrações religiosas e o concerto de Matias Damásio, marcado para as 22h30 e que promete ser especial.

Com um programa rico e diversificado, desde o desporto, passando pela etnografia e artesanato, gastronomia e animação musical, as Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires têm o seu palco principal no coração da vila raiana, a Praça 1º de Maio.

As comemorações deste ano começam pelas 09h00 de dia 12 de agosto, domingo, com a Prova de Mar “Vila de Castro Marim”, na Praia da Alagoa, em Altura. Prosseguem depois no dia 13 de agosto, segunda-feira, com as comemorações do Dia Internacional da Juventude, que oficialmente se celebra a 12 de agosto. A animação começa às 18h, no Campo de Futebol de Castro Marim, com jogos de laser tag, dança power crew, uma color run e concertos de “Major Almeida”, “Possessivo” e “Ho Chi Minh”. A festa termina com uma festa da espuma com o DJ Karussa, marcada para as 00h15. A organização do Dia da Juventude conta com o apoio do Motoclube “Os Piratas”.

A abertura da Feira de Artesanato e Etnografia retoma os festejos no dia 14 de agosto, terça-feira, na Praça 1º de Maio, pelas 20h30. A palco, sobe o grupo de dança das Arutla (22h00), cuja performance tem granjeado o mérito de anos de esforço e dedicação, conduzidos pela professora Laura Pook e pelo Clube Recreativo Alturense.

As Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires têm o seu ex-libris na quarta-feira, dia 15 de agosto, o dia da padroeira. As celebrações começam cedo, pelas 8h30, com os momentos solenes da Arruada, pela Banda Musical Castromarinense, e o Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho. Pelas 10h00 iniciam-se as cerimónias religiosas, com a Recitação do Terço e uma Missa Solene na Igreja Matriz, retomadas depois pelas 19h00, quando a imagem venerada de Nossa Senhora dos Mártires é preparada deixar a Igreja Matriz e percorrer em procissão as ruas da vila, acompanhada e saudada por centenas de fiéis devotos, que, anualmente, participam nesta romaria.

Este será também o dia da 2ª edição do torneio anual de futsal “Nelson Solá”, marcado para as 9h00, homenagem póstuma do Castromarinense ao antigo jogador.

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, uma das mais emblemáticas e significativas para os castromarinenses, são organizadas pela Câmara Municipal de Castro Marim e pela Paróquia de São Tiago com o apoio dos Clubes, Associações Locais e da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.