Home » Municipios » Mercado de Culturas…à Luz das Velas animou Lagoa
Mercado de Culturas…à Luz das Velas animou Lagoa

Mercado de Culturas…à Luz das Velas animou Lagoa

A 6ª edição do Mercado de Culturas…à Luz das Velas, que decorreu no fim de semana em Lagoa no Algarve, reuniu mais de 60 artesãos de várias origens, culturas e religiões do mundo, que mostraram aos milhares de visitantes, as suas artes, tradições e sabores.

Este evento cultural, de caraterísticas únicas em Portugal, teve nesta edição como temática, as diferentes Culturas do Mediterrâneo, nas mais diversas vertentes: música, dança, gastronomia, artesanato…

A música tradicional de raiz esteve presente nos vários cenários do evento, com destaque para a TERRA TARANTA (Itália), Christos Kanellos (Grécia), Helena Madeira (Portugal), EL LAFF (Marrocos / Espanha / Egito) e LAFRA (Croácia / Bulgária / Eslovénia). Os músicos e GIGANTONES que deambularam pelas ruas do Mercado de Culturas, e RITA SALES reconhecida declamadora de contos do Mediterrâneo, também acrescentaram valor ao Festival.

A gastronomia do Mediterrâneo teve um papel preponderante neste evento. Os claustros do Convento de São José converteram-se numa atrativa Taberna Andaluza, com iguarias típicas do sul de Espanha, com a presença de uma “veneciadora” de vinho e de um cortador de “jamón” ibérico.

A novidade nesta edição foi a criação de 3 ruas temáticas: rua Árabe, rua de África e rua do Oriente, e também de uma área de exposição dedicada às plantas do Mediterrâneo.

Por último, e não menos importante, o acendimento diário de milhares de velas, com as quais foram desenhados 40 símbolos relacionados com as religiões, gastronomia, literatura, arquitetura e mitologia do Mediterrâneo, posicionados nas entradas e nos meandros do mercado, constituiu um espetáculo de enorme beleza visual que maravilhou os milhares de visitantes.

A 7º edição já está em fase de preparação irá decorrer de 9 a 12 de julho de 2020, e terá como temática as “Culturas da Ibero-América”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.