Home » Economia » Imobiliário » Mercado de escritórios em Lisboa na rota do crescimento
Mercado de escritórios em Lisboa na rota do crescimento
Mercado de escritórios em Lisboa na rota do crescimento

Mercado de escritórios em Lisboa na rota do crescimento

O último Office Flashpoint da JLL, revela que a atividade no mercado de escritórios em Lisboa continua na rota do crescimento. Em maio foram absorvidos 13.162 m², mais do que duplicando quer o volume de absorção registado em abril (113%) quer em igual mês de 2015 (123%).

Embora apenas tenham sido contabilizadas oito operações, maio foi o mês em que se realizaram as duas maiores transações de escritórios deste ano, a expansão de 7.900 m² da ManPower e a instalação do Global Media Group numa área de 5.000 m², ambas nas Torres de Lisboa, contribuindo para um aumento mensal de 274% na área média por transação, que ascendeu para os 1.645 m², comparando com os 442 m² registados em abril.

Também em termos acumulados, o mercado ocupacional continua em expansão. Entre janeiro e maio, as empresas já arrendaram 52.733 m² de escritórios em Lisboa, ou seja, mais 39% que em igual período do ano passado, revela o research mensal da JLL, consultora que foi responsável pela colocação de cerca de um quinto (20%) desta área.

O Office Flashpoint da JLL destaca ainda pela positiva o facto de, no mês de maio, a expansão de área ter sido a motivação dominante da procura, correspondendo a 94% do volume total transacionado, contra os 4% correspondentes à mudança de escritórios e aos 2% relativos à instalação de novas empresas. Um resultado que contribuiu para um maior equilíbrio entre os níveis de absorção total e de absorção líquida, na qual apenas se englobam as operações que correspondem à expansão de área ou à entrada de uma nova empresa no mercado, observa a JLL.

Ainda assim, a mudança de edifício esteve na base da tomada de 62% do espaço negociado entre janeiro e maio de 2016, seguido da expansão de área (com 36%) e da entrada de novas empresas na Região de Lisboa, com um peso de 2%.

Destaque ainda para o facto de, em maio, apenas se terem registado negócios em três áreas do mercado de Lisboa, a Nova Zona de Escritórios, 70% e incluindo as duas maiores operações do ano, o CBD (25%) e a Zona Histórica e Ribeirinha (4%). Em termos acumulados, a Nova Zona de Escritórios também foi a mais ativa, com 34% da área ocupada. Relativamente aos setores de atividade mais dinâmicos, o destaque vai para os «Serviços a Empresas», responsável por 81% da área transacionada em maio e por 44% da área ocupada no acumulado do ano.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.