Home » Ambiente & Natureza » Mercedes-Benz patrocina reflorestação no Parque da Pena
Mercedes-Benz patrocina reflorestação no Parque da Pena
Mercedes-Benz patrocina reflorestação no Parque da Pena

Mercedes-Benz patrocina reflorestação no Parque da Pena

O Grupo Daimler Portugal decidiu patrocinar a reflorestação do Parque de Pena, em Sintra, enquanto empresa socialmente responsável e envolvida na sua comunidade. A área reflorestada, foi fustigada em 2013 e em 2015 por violentas tempestades, que originaram a queda de mais de 2000 árvores.

Esta ação de reflorestação teve lugar no local conhecido por regato das perdizes (Parque da Pena), no dia 20 de janeiro de 2017, e contou com a participação de cerca de 40 voluntários das empresas do Grupo Daimler em Portugal para juntos ajudarem a plantar 200 Pseudotsugas, uma espécie de árvore conífera, semelhante ao pinheiro, de rápido crescimento e que permite uma densa arborização.

A importância da reflorestação das áreas atingidas do Parque da Pena é essencial por esta fazer parte da paisagem cultural de Sintra. Em 1992, a UNESCO alargou as categorias do Património Mundial e criou a de “Paisagem Cultural”. Sintra foi então a primeira Paisagem Cultural na Europa, classificada em 1995.

A Parques de Sintra – Monte da Lua tem, entre outras missões, a de gerir os importantes valores naturais e culturais situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e Queluz: Parque e o Palácio da Pena, os Jardins e o Palácio de Monserrate, o Castelo dos Mouros, o Convento dos Capuchos, o Jardim e o Chalet da Condessa d’Edla e, desde 2012, os Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz e a Escola Portuguesa de Arte Equestre sediada nos Jardins históricos de Queluz, e com apresentações no Picadeiro Henrique Calado, na Calçada da Ajuda (Belém). Além destes monumentos, a empresa gere ainda uma vasta área florestal também na Paisagem Cultural de Sintra. A gestão destas propriedades envolve a sua recuperação, requalificação, revitalização, conservação, investigação, divulgação e exploração, abrindo-as à fruição pública e potenciando a sua valência turística.

Durante a reflorestação houve ainda oportunidade para todos os voluntários verificarem demonstrações dos trabalhos florestais com os cavalos da raça Belga – Ardennais.

A Parques de Sintra reintroduziu técnicas tradicionais, ambientalmente sustentáveis, de exploração e manutenção das áreas florestais sob sua gestão utilizando cavalos de trabalho. Estes cavalos apoiam os trabalhos florestais como o transporte de madeira, recolha de resíduos, limpeza de estradas e caminhos, apoiando ainda os passeios de charrete.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.