Home » Cultura » Livros » “Mesa Nacional” um roteiro de restaurantes inesperados

“Mesa Nacional” um roteiro de restaurantes inesperados

O livro “Mesa Nacional” do jornalista Paulo Salvador que é lançado a 10 de Novembro, leva o leitor por um roteiro de restaurantes inesperados, em localidades por vezes difíceis de pronunciar, com gente real, histórias e… o melhor da gastronomia portuguesa.

“Mesa Nacional” é uma viagem por estradas secundárias e municipais, por localidades como Babe, Valhelhas ou Moreanes, onde se encontram restaurantes únicos, histórias que vale a pena contar e petiscos… inesperados mas sempre deliciosos, como refere o autor.

O melhor da gastronomia portuguesa que o jornalista Paulo Salvador deu a conhecer nos blocos informativos da TVI, agora em livro para acompanhar o leitor nas suas incursões pelo país.

O livro percorre opaís de norte a sul e dos Açores à Madeira em “viagens inesquecíveis” que Paulo Salvador fez com o operador de câmara Ricardo Ferreira, por restaurantes do país que resultaram em “dezenas de reportagens” para os jornais televisivos da TVI.

O projeto, segundo o autor “nasceu de três fatores, uma paixão, um conceito e uma aceitação. A gastronomia, a divulgação de restaurantes onde só se levam os amigos e o entendimento da Direção de Informação de que este era um produto televisivo original”.

O sucesso da rubrica “Mesa Nacional” tem sido tal que, no verão deste ano, foi para o ar a segunda série de reportagens e “muitos dos proprietários dos restaurantes retratados viram a sua vida mudar de um dia para o outro”.

“Paragens deliciosamente punitivas”, onde se come desde bacalhau racheado e não recheado; porque se abre à racha, cozido escondido no pão, canja de cornos, e se é atendido por gente da terra, real, com as suas tradições, as suas histórias e o seu amor à cozinha, à arte de dar sabor e aromas aos mais típicos ingredientes nacionais.

“Mesa Nacional” é um roteiro do Portugal gastronómico e das histórias, que o autor conta socorrendo-se da intimidade criada com os proprietários e colaboradores dos restaurantes, relações que só a mesa propicia.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.