Home » Ciência & Tecno » Microsoft anuncia nova edição do Minecraft para a Educação
A Microsoft anuncia uma nova edição do Minecraft para a Educação | crd_microsoft
A Microsoft anuncia uma nova edição do Minecraft para a Educação | crd_microsoft

Microsoft anuncia nova edição do Minecraft para a Educação

A Microsoft anuncia esta terça feira uma nova edição do Minecraft para a Educação e novas ferramentas de aprendizagem mais inclusivas no OneNote. Com estes dois lançamentos, a Microsoft pretende ajudar os estudantes a desenvolverem todas as suas competências e a maximizarem o seu potencial.

A edição do Minecraft para Educação disponível em Portugal e no resto do mundo, no verão, será gratuita durante o primeiro ano para que possa ser adotada pelos professores no próximo ano letivo.

Neste momento, milhares de escolas em mais de 40 países já usam o Minecraft na sala de aula. Esta nova edição é mais ambiciosa e está ainda em desenvolvimento por um conjunto de professores. Entre as novidades, contam-se um novo site onde os professores podem encontrar uma série de recursos como planos de aulas ou o programa ‘Mentores Minecraft’, que reúne os professores já experientes no uso do Minecraft na sala de aula com aqueles que o fazem pela primeira vez.

Esta nova edição do Minecraft para educação pretende estimular a aprendizagem e desenvolver a criatividade e colaboração, aplicando a tecnologia a novas formas de interação, nomeadamente através da exploração e simulação de jogos.

O objetivo é incentivar os alunos a aprender através da resolução de problemas que surgem ao longo do jogo, e que exigem o seu pensamento crítico, colaboração e criatividade, em tempo real.
Ao trazer o Minecraft para as salas de aula, a Microsoft está a capacitar professores e alunos para ensinar e aprender através da exploração e interação com um mundo virtual, onde é possível simular o mundo real, de forma lúdica e divertida. Os alunos mais novos são envolvidos na aprendizagem de questões relacionadas com cidadania digital, empatia e habilidades sociais, melhorando até mesmo a sua alfabetização, enquanto os mais velhos têm a possibilidade de explorar questões mais difíceis, ao mesmo tempo que adquirem conhecimentos básicos de engenharia e programação.

De acordo com Vânia Neto, Diretora para a área da Educação na Microsoft Portugal, “na Microsoft acreditamos que a tecnologia pode e deve ser aplicada em novas formas de aprendizagem, que sejam inspiradoras e permitam aumentar a motivação, envolvimento e interação. Estamos empenhados em contribuir ativamente para o aumento das competências digitais e de programação de todos os alunos, e o Minecraft para Educação será uma ferramenta muito útil para atingir esse objetivo”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.