Home » Municipios » Milhares de visitantes nos Dias Medievais em Castro Marim
Milhares de visitantes nos Dias Medievais em Castro Marim
Milhares de visitantes nos Dias Medievais em Castro Marim

Milhares de visitantes nos Dias Medievais em Castro Marim

A 19ª edição dos Dias Medievais que tiveram lugar em Castro Marim, no Algarve, de 24 a 28 de agosto, registou uma afluência na ordem dos 90 000 visitantes, nos cinco dias da vila medieval.

Os Dias Medievais em Castro Marim contaram nesta edição, com inúmeras novidades, consolidando o evento no panorama cultural nacional e também no dos vizinhos andaluzes.

O perímetro do mercado medieval continuou a alargar, com um aumento do número de comerciantes aderentes, e foram feitas novas apostas no âmbito da animação, com destaque para a participação de grupos locais, nomeadamente o grupo de danças antigas “Compassos do Tempo” e a Companhia de Dança “Splash”.

Quem passou pelos Dias Medievais de Castro Marim, fez uma viagem à época medieval, numa criativa e rigorosa recriação histórica. O palco principal no castelo da vila, repleto de personagens mitológicas e históricas, guerreiros, monstros, princesas, reis e rainhas, mas também dos grandes eventos, como os torneios, os teatros, as recriações, como “El Rei D. Dinis outorga nova Carta do Foral a Castro Marim, ano 1282”.

Ainda no castelo, o trabalho de mais de 45 artesãos, que representavam antigos mesteres, como cirieiro, tosador, ourives, canteiro, barbeiro, ferreiro, sapateiro, tanoeiro e peleiro.

Em destaque também esteve a “Exposição de Instrumentos de Tortura e Punição Medieval”, desenhos e pirogravuras medievais, da autoria de Carlos Luz, e o Banquete Medieval, onde se puderam provar as melhores iguarias da época, pelo chef Louis Anjos.

As classes sociais misturaram-se, clero, nobreza, burguesia e povo conviveram alegremente, divertidos pela animação de rua, que percorreu incansavelmente todos os palcos do evento. Além dos grupos de música e de dança, como o “Grupo Folkloristico Medievale Spadaccini”, “Mozarabes” ou “Urra das Marés”, os Dias Medievais foram animados por cavaleiros, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, contadores de histórias, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, entre muitos outros.

A sublinhar ainda um aumento da participação das associações locais, que exploraram os parques de estacionamento, as tasquinhas no castelo e na feira com ementas repletas das iguarias da época.

Os cortejos históricos marcaram os dias de maior afluência aos Medievais em Castro Marim. Todo o fascínio da época medieval, entre mundos de sombra e luz, de inquietação e de descoberta, foi alimentado por centenas de figurantes e pela animação de rua, que desfilaram em três dos cinco dias do evento.

A 19ª edição dos Dias Medievais de Castro Marim encerrou com um espetáculo equestre e teatro de fogo “O Milagre das Rosas”, pela Companhia de Teatro Viv’Arte.

Os Dias Medievais de Castro Marim foram organizados da Câmara Municipal de Castro Marim e pela empresa municipal Novbaesuris.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.