Home » Economia » Negócios » Missão comercial liderada pela AEP em Nova York
Missão comercial liderada pela AEP em Nova York
Missão comercial liderada pela AEP em Nova York

Missão comercial liderada pela AEP em Nova York

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) lidera a missão comercial, que partiu este domingo para os Estados Unidos, onde vai até à próxima quinta feira, aproveitar a crescente recetividade dos produtos portugueses com posicionamento ‘premium’ no mercado norte-americano.

Esta missão que tem previsto um apertado programa de reuniões de negócios em Nova Iorque, é composta por dez empresas, entre as quais, quatro empresas açorianas da fileira agroalimentar, quatro do sector têxtil e do vestuário, uma de calçado e outra especialista na área da climatização e ventilação.

Acompanham esta missão multissectorial, dirigentes da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada e da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, braço do Governo Regional para a atração de investimento no arquipélago e promoção das exportações e da internacionalização das empresas ali sediadas.

“Os indicadores económicos mais recentes e as tendências de consumo tornaram os Estados Unidos num mercado apetecível para as empresas portuguesas que produzem com qualidade e têm um posicionamento ‘premium’”, adianta Mónica Moreira, diretora da AEP Internacionalização, estrutura que operacionaliza o programa associativo “Business on the way 2016”, em que se insere esta missão empresarial. Por outro lado, justifica, pode “amortecer com relativa facilidade as quebras das exportações portuguesas para destinos como Angola e Brasil, onde a descida do preço do petróleo tem tido um impacto negativo nas relações comerciais bilaterais”.

A AEP volta a inscrever os EUA no seu calendário de ações de promoção externa, 12 anos depois de ter realizado a sua primeira missão comercial ao país, apostando, então, na oferta nacional para casa e decoração. Entre 2003 e 2006, chegou mesmo a ter, em Nova Iorque, um ‘showroom’ permanente de produtos portugueses de ‘homeware’ e entre 2003 e 2013 serviu de veículo à participação nacional em quatro feiras sectoriais: de alimentação e bebidas (duas), saúde (uma) e artigos para casa e decoração (uma).

Esta segunda missão empresarial multissectorial da AEP aos EUA faz parte do respetivo programa de internacionalização para 2016, que contempla a realização de mais de quatro dezenas de ações, em 27 mercados, até ao fim do ano. É cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.