Home » Atualidade » Nacional » Moeda assinala o 50.º aniversário da Ponte 25 de Abril
Moeda assinala o 50.º aniversário da Ponte 25 de Abril
Moeda assinala o 50.º aniversário da Ponte 25 de Abril

Moeda assinala o 50.º aniversário da Ponte 25 de Abril

O 50.º aniversário da Ponte 25 de Abril, é assinalado pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), com uma moeda comemorativa, integrada no Plano de Moedas Comemorativas 2016.

A apresentação desta moeda terá lugar no próximo dia 5 de agosto, em cerimónia que está agendada para as 11h30, na sede da Infraestruturas de Portugal, ao Campus do Pragal, Edifício 1, Praça da Portagem, em Almada.

Da autoria do escultor José Aurélio, esta moeda corrente comemorativa possui o valor facial de dois euros e está limitada a uma emissão de 500 mil exemplares, com acabamento normal, 10 mil exemplares com acabamento proof e 10 mil unidades com acabamento BNC, brilhante não circulada.

Inaugurada a 6 de agosto de 1966 como Ponte Salazar, a Ponte 25 de Abril foi rebatizada após a Revolução de 1974, sendo uma das maiores pontes suspensas do mundo e considerada, desde sempre, uma obra maior da engenharia portuguesa e um símbolo do país e da sua capital.

Ao longo de 50 anos, soube adaptar-se e responder às necessidades de mobilidade urbana, acompanhando o processo de urbanização a sul, e constituindo uma infraestrutura fundamental para o quotidiano de milhares de pessoas, com uma presença marcante na paisagem das duas margens do rio Tejo.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.