Home » Atualidade » Nacional » Monchique no Algarve Montanha Sagrada do “Al Andaluz”

Monchique no Algarve Montanha Sagrada do “Al Andaluz”

O Município de Monchique no Algarve valoriza o seu património cultural e histórico, com destaque para o associado ao legado Islâmico no Concelho e na Região.

O chamado “Topo do Algarve”, de acordo com a estratégia de Marketing territorial do Município, vê agora enriquecido o seu enquadramento histórico pela denominação de “Montanha Sagrada”.

Segundo os historiadores, Monchique deriva do topónimo árabe “Monte Saquir” que equivale a Montanha Sagrada.Neste sentido, a Câmara Municipal de Monchique está a preparar a Geminação com o Município de Montejaque (Monte Saquir), da Província de Málaga em Espanha.

Este é o primeiro projeto de Geminação que envolve outros dois Municípios espanhois, Mojacar e Montejicar, os quais em conjunto com Monchique, segundo o Professor Doutor em História Medieval e com especialização em Língua Árabe, Virgilio Enamorado, são as quatro Montanhas Sagradas do Al Andaluz, todas elas tendo como mesmo topónimo: “ Monte Saquir”= Montanhas Sagradas do Al Andaluz.

A Geminação agora proposta pela Câmara Municipal de Monchique, deriva dos diversos contactos efetuados entre ambos os Municípios, com destaque para a visita e afirmação de um compromisso, no passado dia 13 de agosto passado, na sede do Ayuntamento de Montejaque, entre o Alcaide de Montejaque, Diego Sánchez Sánchez e o Presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André, para dar início ao processo administrativo de Geminação entre Monchique e Montejaque.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.