Home » Gastro & Vinhos » Eventos Gastronómicos » Mostra gastronómica dedicada à raia na Ericeira
Mostra gastronómica dedicada à raia na Ericeira

Mostra gastronómica dedicada à raia na Ericeira

Depois do Festival internacional do Ouriço-do-mar, que decorreu entre 31 Março ea 9 Abril, a Vila da Ericeira volta a atrair no próximo fim de semana (22 e 23), a atenção dos gastrónomos e amantes da boa mesa,  com a mostra gastronómica dedicada à raia e às 1001 formas de confecionar esta iguaria.

A raia é um peixe abundante na Ericeira que continua a fazer parte dos saberes e sabores da vila. Depois de seca, amanhada e bem lavada, a raia é passada por salmoura. Em dias de sol, é colocada à porta das casas para ir secando, pendurada nos estendais, como se fosse roupa lavada. Uma forma económica de alimentar a família em tempos difíceis.

No âmbito do plano de divulgação dos produtos endógenos do seu território, a Câmara Municipal de Mafra, em parceria com a Nuno Nobre Consultoria, organiza cinco mostras gastronómicas dedicadas à valorização de cinco peixes e mariscos locais. A Raia (22 e 23 Abril), o Polvo (13 e 14 de Maio), o Mexilhão (27 e 28 de Maio), a Cavala (10 e 11 de Junho) e os Percebes (24 e 25 de Junho).

Participam nestas iniciativas 15 restaurantes locais e alguns dos mais conceituados chefes de cozinha , que apresentarão novas propostas com os produtos em destaque, incluíndo-as nas suas ementas.

No âmbito desta campanha de divulgação dos segredos culinários da Ericeira, vão acontecer demonstrações culinárias, nos sábados e domingos programados, a partir das 16 horas na nova arena de show cooking instalada no Mercado Municipal da Ericeira. Os produtores regionais de vinho e cerveja artesanal do concelho de Mafra também estão presentes para harmonizar as propostas gastronómicas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.