Home » Atualidade » Nacional » Municípios “Terras do Infante” homenagearam o Infante D. Henrique
Municípios “Terras do Infante” homenagearam o Infante D. Henrique
Homenagem à memória do Infante D. Henrique em Lagos

Municípios “Terras do Infante” homenagearam o Infante D. Henrique

A Associação de Municípios “Terras do Infante”, entidade formada por Aljezur, Lagos e Vila do Bispo, assinalou a passagem dos 557 anos sobre a Morte do Infante D. Henrique, com uma homenagem ao homem que se tornou numa das figuras mais importantes da história mundial e dos Descobrimentos Portugueses.

O programa, que decorreu entre os dias 4 e 13 de novembro, passou pela realização de palestras nas escolas, concertos e visitas guiadas nos três municípios.

Das iniciativas programadas, destacou-se o ato protocolar no dia 13 de novembro, com a cerimónia de Homenagem ao Infante em Lagos, seguida de uma Missa de Sufrágio na Igreja de Nossa Senhora da Graça (Sagres) e homenagem junto ao Padrão de 1960 (Fortaleza de Sagres).

A cerimónia realizada em Lagos contou com a participação de uma Secção de Militares e a Fanfarra do Comando do Corpo de Fuzileiros da Marinha Portuguesa, bem como militares do Ponto de Apoio Naval de Portimão que se associaram, uma vez mais, à celebração desta efeméride, na qual estiveram presentes um importante número de convidados, junto à estátua do Navegador, na Praça do Infante.

Integraram a cerimónia, presidida pela Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, o Comandante (Capitão de Mar e Guerra) Cortes Lopes, Chefe do Departamento Marítimo do Sul, como representante da Marinha Portuguesa; a responsável máxima pela Direção Regional de Cultura do Algarve, Alexandra Gonçalves, o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, o Presidente da Câmara Municipal de Aljezur, José Amarelinho, e demais autarcas representantes dos três municípios.

Todas estas iniciativas, que envolveram cerca de 450 participantes, permitiram reforçar os laços entre os três municípios envolvidos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.