Home » Agenda » Música e Cinema no Festival Lisboa na Rua
Música e Cinema no Festival Lisboa na Rua
Música e Cinema no Festival Lisboa na Rua

Música e Cinema no Festival Lisboa na Rua

O festival Lisboa na Rua, tem programado mais um final de semana repleto de música e de cinema, com dois concertos na Ribeira das Naus, de Pedro Jóia Trio e da Orquestra Jazz de Leiria, e a magia no grande ecrã do CineCidade, no Campo Grande.

De quinta a domingo, várias zonas da cidade voltam a animar-se com uma programação cultural para todos, gratuita e ao ar livre.

Os sons da música popular ibérica têm, pela mão de Pedro Jóia Trio, um fim de tarde de encanto prometido para as 19h de sexta feira, 23 de setembro, na Ribeira das Naus. Para ouvir e para dançar, Pedro Jóia, um dos mais importantes guitarristas portugueses, faz-se acompanhar em palco pelo acordeonista João Frade e pelo baixista Norton Daiello.

A fechar com chave de ouro o ciclo das big bands do jazz no Lisboa na Rua, a Orquestra Jazz de Leiria vai chamar ao palco Vânia Fernandes para dar voz a grandes clássicos de Ella Fitzgerald, numa homenagem aos 20 anos sobre o desaparecimento de uma das maiores cantoras de sempre: é na Ribeira das Naus, às 19h de 5ª feira, 22 de setembro. Este é o quinto e último concerto d’A Arte da Big Band, uma parceria com o Hot Clube, cujas sonoridades do jazz animaram jardins, largos e parques da cidade, desde a baixa lisboeta ao centro citadino e até ao Lumiar.

Também em remate de peso no ciclo “As Luzes da Cidade” do CineCidade é exibido ao ar livre no jardim do Museu de Lisboa-Palácio Pimenta (Campo Grande) Les Amants du Pont-neuf, de Leos Carax, na noite de sábado, 24 de setembro (às 21h30). Este ciclo mostrou cinco grandes filmes de culto, mostrando tantas outras formas de como as pessoas se relacionam com as suas cidades.

Ler e Ver Lisboa: passear na cidade com escritores e ilustradores

A antecipar a reta final do Lisboa na Rua destaca-se desde já o passeio guiado com o ilustrador Afonso Cruz, em mais uma visita do Ler e Ver Lisboa, guia literário que assinala os 20 anos da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural. A chamada a partilhar o olhar sobre Lisboa e as histórias de viva voz de Afonso Cruz é para as 17h de 1 de outubro, com ponto de encontro no Palácio Marquês de Pombal, na Rua do Século. O guia Ler e Ver Lisboa reúne 20 escritores e 20 ilustradores como Rui Cardoso Martins, João Fazenda, Joana Bértholo, Rui Zink, André Carrilho e muitos outros.

Sinfonias de Beethoven culmina no Dia Mundial da Música

A marcar a agenda cultural da cidade, a EGEAC engrandece a edição deste ano do festival Lisboa na Rua com a apresentação Integral das Sinfonias de Beethoven, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa – um feito de grande fôlego nunca visto na capital ao ar livre e gratuito. São quatro dias seguidos de imersão no universo musical do compositor alemão, entre 28 de setembro e 1 de outubro – Dia Mundial da Música – sempre às 21h30 no Terreiro do Paço.

O festival Lisboa na Rua é organizado pela EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, E.M), com apoio do Turismo de Portugal.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.