Home » Desporto » Competições » Nacional de Escalada no Jamor com Tóquio 2020 no Horizonte
Nacional de Escalada no Jamor com Tóquio 2020 no Horizonte

Nacional de Escalada no Jamor com Tóquio 2020 no Horizonte

O Campeonato Nacional de Dificuldade em Escalada, prova que abre o calendário competitivo da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), este sábado no Jamor, conta com um lote de 30 escaladores, entre os quais, André Neres e Mariana que defendem os títulos nacionais.

Segundo a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, aA época de escalada desportiva 2017, é alvo de um grande investimento, confirmada que está a estreia olímpica da modalidade nos Jogos de Tóquio, em 2020.

André Neres, 31 anos, 10 vezes campeão nacional e a grande promessa nacional da escalada para Tóquio 2020, dá a sua perspetiva: “É o renascer deste circuito como exemplo do que deve ser feito, com as melhores condições de equipamento e de recursos humanos. Nós, atletas, reconhecemos o grande investimento da Federação a todos os níveis e tenho a certeza que será o melhor circuito de sempre. O início de uma nova era na escalada nacional.”

Convicção partilhada por Mariana Abreu, de 20 anos, presente na defesa do título nacional feminino: “Estou muito entusiasmada por poder competir em condições excelentes, como nunca tivemos a este nível. Quanto a objetivos para a época, pretendo revalidar o título, como é óbvio, mas sei que terei oposição de muito valor. Quanto à prova deste fim de semana, no Jamor… No final do dia, espero apenas ter feito o meu melhor e ter-me divertido. Mas se ganhar, isso será ouro sobre azul.”

Em relação à época que sábado tem início no Jamor e que também integra o Campeonato Nacional de Boulder e as Taças de Portugal de Boulder e Dificuldade, Carlos Vieira director-geral da FCMP considera: “O forte investimento feito esta época é uma aposta da Federação, com o objetivo de tornar o circuito ainda mais profissional. É uma opção que se impunha. Os atletas merecem-no e, por outro lado, também é uma forma de nos diferenciarmos, ainda mais, das provas amadoras que são organizadas fora da alçada federativa”, acrescenta o mesmo responsável.

A aposta da FCMP assenta na introdução de prémios monetários e numa renovada infra-estrutura humana e material, da qual a parede do Centro Desportivo Nacional do Jamor, reaberta o mês passado, é o melhor exemplo. Equipamento classificado como um dos melhores do género na Europa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.