Home » Sociedade » Notícia* » Ndaba Mandela na Mealhada para o lançamento do Bosque Madiba
Ndaba Mandela na Mealhada para o lançamento do Bosque Madiba
Ndaba Mandela e José Nuno Amaro Presidente associação Patrulheiros

Ndaba Mandela na Mealhada para o lançamento do Bosque Madiba

Ndaba Mandela, neto de Nelson Mandela”, o primeiro Presidente negro eleito na África do Sul, arauto da Liberdade e Prêmio Nobel da Paz em 1993, vai estar presente no lançamento do projeto “Bosque Madiba”, no dia 18 de julho. Considerado um dos 28 homens da mudança em África, Ndaba Mandela, que dirige a Fundação Africa Rising é conhecido por manter vivo o espírito do avô, sendo considerado o seu herdeiro natural na luta pela liberdade e pelos Direitos Humanos.

O Bosque Madiba, um projeto único no mundo que homenageia Nelson Mandela, vai ser criado na Mata do Buçaco, numa parceria com o Município da Mealhada, Fundação do Buçaco e Associação Patrulheiros, estando previsto que seja oficialmente inaugurado em 2020, altura em que Ndaba Mandela regressa a Portugal, para o Tour Legado da Terra Portugal, que terá um vasto programa de promoção, culminando na inauguração do Bosque Madiba.

Ndaba Mandela está em Portugal a convite da Associação Patrulheiros, detentora dos direitos do projeto, sendo um dos seus embaixadores Internacionais e o primeiro convidado de “O Legado da Terra”, programa que pretende trazer personalidades, que mantêm vivas as lutas dos seus antepassados, em prol de um mundo melhor.

A decisão que determinou a atribuição deste projeto de caraterísticas únicas, ao concelho da Mealhada, foi influenciada pela candidatura da Mata do Buçaco a Património Mundial da Natureza e pelos argumentos do Município e da Fundação Mata do Buçaco, apostados em alcançarem este objetivo, dado o seu significado.

Com várias instalações de apoio aos visitantes, o Bosque Madiba será criado na Mata do Buçaco, num espaço único, localizado numa das áreas destruídas pela passagem da tempestade Leslie em 2018, onde contará a história de vida de Nelson Mandela usando para o efeito árvores autóctones. No local, serão plantadas 100 árvores, numeradas de 1 a 100 com momentos históricos do líder sul-africano, comemorando o centenário de um dos maiores símbolos dos Direitos Humanos no mundo. A data de lançamento, 18 de julho, coincide com o Dia Internacional Nelson Mandela, instituído pela Organização das Nações Unidas, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.

No Bosque Madiba, os visitantes vão estar em perfeito convívio com a natureza do local, onde uma silhueta gigante de Mandela criada no solo com materiais naturais reaproveitados, poderá ser vista do ar. O projeto conta ainda com uma instalação para os mais pequenos darem os primeiros passos na utilização da bicicleta, em harmonia com a natureza, para além de um programa ambiental de incentivo escolar a iniciar no próximo ano letivo, que vai mobilizar os alunos de todas as escolas, num trabalho conjunto entre o Município da Mealhada e a Associação Ambiental Patrulheiros.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.